Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2002 - 18h05

Fernando Henrique lamenta morte de João Amazonas

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso manifestou pesar pela morte do presidente de honra do PC do B e líder comunista, João Amazonas, que morreu em São Paulo, aos 90 anos, nesta segunda-feira.

FHC declarou por meio do porta-voz, Alexandre Parola, que Amazonas foi "um homem que lutou (...) por seus ideais e deixou uma marca nas lutas populares."

O líder comunista estava internado desde o dia 21 na UTI do Hospital Nove de Julho com quadro de insuficiência respiratória. Seu corpo está sendo velado na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Amazonas deverá ser cremado amanhã à tarde no crematório da Vila Alpina, em São Paulo.

Uma história
João Amazonas, que havia completado 90 anos no dia 1º de janeiro, nasceu em Belém (PA) e entrou no PCB (Partido Comunista do Brasil) em 1935. Foi deputado constituinte em 1946 e dirigente do partido a partir de 1943.

Em 1962, ajudou na organização do PC do B, uma dissidência do PCB, e assumiu a presidência da sigla. Em 1976, foi exilado do país e só voltou ao Brasil com a anistia, em 1979.

Em dezembro do ano passado, duas semanas antes de completar 90 anos e após 67 anos de militância, Amazonas deixou a presidência do partido.

A Secretariado Nacional do Partido Comunista divulgou uma nota em que faz referência a Amazonas como "herói do povo brasileiro".

Leia mais:

  • Líder comunista João Amazonas morre aos 90 anos em São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página