Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2002 - 17h14

Jingle de campanha de Serra fala de "argentinização do Brasil"

Publicidade

SANDRA MANFRINI
da Folha Online, em Brasília

O jingle da campanha do senador José Serra (PSDB-SP), que foi tocado durante a convenção do PSDB em Brasília, faz uma referência à possibilidade de o país vir a ser uma Argentina, caso Serra não seja eleito.

"Quero Serra, porque o Brasil quer mais. Avançar, melhorar, corrigir. O que eu conquistei, não vou jogar para cima. Com todo respeito, não vou ser outra Argentina", diz a música.

No entanto, esse refrão que faz uma referência à Argentina só foi tocado por duas vezes durante a convenção. Assim que o presidente Fernando Henrique Cardoso chegou ao local do evento, esse refrão foi retirado do jingle.

Quando questionado sobre o fato, o secretário geral do PSDB, deputado federal Márcio Fortes (RJ), disse que desconhecia a letra e irritado disse que não faz sentido o partido ficar falando da Argentina, pois esse país é o Brasil. Segundo ele, se existe isso mesmo na letra do jingle, quem fez a música "não é político, não entende de nada".

Mas, não foi apenas na letra do jingle que o país vizinho foi citado. O deputado federal Arthur Virgílio (AM), líder do governo na Câmara, durante seu discurso na convenção, afirmou "se não for Serra, seremos uma Argentina sim".

O presidente Fernando Henrique Cardoso já tinha feito um pedido ao partido para que deixasse de lado as comparações com Argentina e não utilizasse esse recurso.

O ministro Pedro Malan (Fazenda), na quinta-feira passada (13), rebateu as críticas de que ele estava se utilizando desse argumento para angariar votos para ao candidato do governo. "Tenho certeza de que ninguém aqui nunca me viu fazer menção à argentinização do Brasil", afirmou Malan.

Leia mais:
  • Nome de Serra foi aprovado por pouco mais da metade dos votos


  • Serra diz que programa de governo tem cinco objetivos fundamentais


  • Veja também o especial Eleições 2002
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade