Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2002 - 08h00

Serra inicia uso de feitos na Saúde em campanha

Publicidade

LIEGE ALBUQUERQUE
da Folha de S.Paulo

O presidenciável do PSDB, José Serra, começou ontem a intensificar sua estratégia de campanha para alavancar seu desempenho nas pesquisas, buscando "relembrar" a população de seu período no Ministério da Saúde.

Em visita ontem a um posto de saúde _considerado modelo pelo ministério_ na zona leste de São Paulo, ele foi aplaudido, abraçado e chamado de "presidente" por pacientes.

Na esteira dos outdoors "Lembra dos genéricos?", de acordo com assessores da campanha, o presidenciável vai abrir espaço na agenda das próximas semanas para visitar outros postos de saúde no país. Também buscará frisar conquistas de seus períodos como ministro do Planejamento e senador, como a criação do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que financia o seguro-desemprego.

Na sala de entrada do posto, havia um cartaz da campanha de Serra na parede junto de cartazes de combate à dengue.

"O senhor não sabe o bem que fez por aqui, a gente não tinha médico, tinha que andar a pé até outros bairros atrás de remédio", disse a dona-de-casa Altamea da Silva, 63, abraçada a Serra.

Inaugurado por Serra há um ano, o posto é quartel-general de quinze agentes de saúde do Programa Saúde da Família. O programa é do Ministério da Saúde, com apoio do governo estadual, que chama o programa de Qualis. Atende a cerca de 5.000 famílias do bairro de Guaianazes e outros próximos, com média de atendimento de 900 pessoas por mês.

Segundo a gerente do posto, Ione Aparecida de Barros, 46, durante o ano, não faltaram medicamentos ou médicos no posto. "Graças a Deus, estamos bem assistidos aqui", disse.

"Quando assumi o ministério, tinha 1.500 [agentes de saúde" e quando saí já tínhamos 15 mil, atendendo a 50 milhões de pessoas. Nos próximos quatro anos, vamos duplicar e atender a 100 milhões", disse.

No final da visita, Serra elogiou a beleza de algumas agentes de saúde. E cantou com elas: "Lá vem, lá vem o arrastão. É a família Qualis fazendo a prevenção".

Veja também o especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade