Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2007 - 01h14

Lula diz que América do Sul é um parceiro comercial maior que os EUA

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo (16), em La Paz, que para o Brasil a "América do Sul já é um parceiro comercial maior que os Estados Unidos", na apresentação de um corredor interoceânico, em cerimônia que também foi assistida pelos governantes do Chile, Michelle Bachelet, e da Bolívia, Evo Morales.

Os três presidentes assinaram no Palácio do Governo de La Paz um acordo para o relançamento das obras da via entre a costa atlântica brasileira e a pacífica do Chile, que atravessará a Bolívia.

Bachelet assegurou que o corredor é mais que uma estrada e que vai "facilitar de maneira extraordinária a integração e o diálogo" da região sul-americana "com a Ásia Pacífico", que em sua opinião é "a zona mais vigorosa e dinâmica da economia".

Já Morales destacou a importância da via em beneficiar "os povos abandonados" nos três países.

O discurso de Morales foi interrompido pelo desmaio do ministro da Justiça, Tarso Genro, que recebeu assistência de funcionários do Palácio do Governo e da presidente chilena, que é médica.

A estrada, que partirá do porto de Santos, atravessará a Bolívia e terminará nos portos chilenos de Arica e Iquique, será uma realidade no primeiro semestre de 2009, quando os três presidentes já se comprometeram a assistir pessoalmente aos atos de inauguração.

Bachelet retornará a seu país nesta mesma noite, após participar do jantar de honra oferecido pelo presidente Morales.

Já Lula permanecerá em La Paz até amanhã, quando assinará com Morales vários convênios para reforçar e ampliar a cooperação energética bilateral.

Com Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página