Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2007 - 19h56

Letícia Sabatella critica ação do governo na transposição do São Francisco

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

A atriz Letícia Sabatella, representantes da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), integrantes do PSOL e outras entidades fizeram um protesto hoje na Praça dos Três Poderes em Brasília --onde ficam o Palácio do Planalto, a sede do STF (Supremo Tribunal Federal) e o Congresso Nacional. A manifestação foi um protesto contra as obras de transposição do rio São Francisco e de apoio à greve de fome de d. Luiz Flávio Cappio, 61, bispo de Barra (BA).

A atriz criticou a atuação do governo na negociação com os movimentos contrários às obras de transposição do São Francisco. "Por que o governo se apega a esse modelo emergente a tão apegado ao lucro?", questionou ela, afirmando que a maior parte da água da transposição será utilizada para fins industriais e não para beneficiar a população. "D. Cappio tem firmeza e coerência. Um ser humano não pode ser valorado por esses valores mercadológicos", disse.

Para a atriz, o governo toma decisões de cima para baixo sem consultar os verdadeiros afetados pelas obras. "O governo não tem se mostrado democrático. As decisões têm vindo de cima para baixo."

O MST se juntou à atriz nas críticas ao governo. "É um momento muito complexo da política. A cada dia o povo brasileiro perde mais soberania. É um projeto autoritário, que não discute com a população", afirmou Marina dos Santos, da direção-geral do MST.

Após a manifestação, eles deram uma espécie de "abraço simbólico" no prédio do STF. Os manifestantes apresentaram uma lista com oito propostas para que d. Cappio suspenda a greve de fome. Na relação estão a suspensão das obras no rio, a retirada do exército do local, o uso de tecnologia para beneficiar a população ribeirinha, a revitalização do São Francisco com o compromisso de preservar o meio ambiente.

PSOL

A presidente nacional do PSOL, a ex-senadora Heloisa Helena, e os deputados federais do partido Luciana Genro (RS) e Chico Alencar (RJ) apoiaram o protesto. Amanhã, vários parlamentares do PSOL prestarão solidariedade a d. Cappio com uma campanha de doação de sangue. "É a doação de sangue contra a transposição e a anemia do rio São Francisco" , afirmou o líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar.

Comentários dos leitores
FRANCISCO LAMBERTO FONTES (1) 20/12/2009 12h00
FRANCISCO LAMBERTO FONTES (1) 20/12/2009 12h00
SEM COMENTÁRIO sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (207) 09/11/2009 14h18
Marcelo Moreto (207) 09/11/2009 14h18
Querem transformar a terra da rapadura em terra de gente com dentes cariados. É tendência de mercado. Existe aqui no nordeste uma maioria de povo ignorante e fácil de massificar. Chegaram aqui os grandes empresários que estão construindo uma arca. Só que esta carregará apenas toneladas em dinheiro. O Brasil é um dos pouco países que divide os hemisférios. Existe a chance de se trazer prosperidade a muita gente, mas a desigualdade social sempre se fará visível como em São Paulo. Daqui alguns anos, o povo da região sul migrará para o norte! sem opinião
avalie fechar
Louis Fod (339) 09/11/2009 10h18
Louis Fod (339) 09/11/2009 10h18
Ricardo de Costas, o pelego, aquele que tudo sabe, combatendo a todos na folha! Se houvesse uma investigação séria nas contas da petrobras , os barbudinhos iriam para a cadeia, Roubosseff também.
-
Agora isso não vai acontecer, quem não abre mão de ter as relatorias e de controlar a "prisidença" do Senado? Outro caminho seria o TCU ou a polícia federal. Qualquer um chega as mesmas conclusões:
-
"- O seu dinheiro é a nossa energia!!"
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1316)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página