Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2000 - 18h48

OAB-SP recebe denúncia de tentativa de compra de votos

Publicidade

LEONARDO FUHRMANN
da Folha Online

A Campanha contra a Corrupção Eleitoral da OAB-SP (Secção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil) começou oficialmente nesta segunda-feira (31) e já recebeu uma denúncia de tentativa de compra de votos.

Um candidato a vereador de Santos, no litoral paulista, é acusado por um eleitor de ter oferecido vantagens em troca de votos. A entidade deverá enviar a denúncia ao Ministério Público, que irá analisar a veracidade da denúncia.

"Vamos evitar fazer avaliações das denúncias só iremos ajudar na chegada delas ao Ministério Público. Cabe à Justiça Eleitoral julgar se uma queixa é ou não procedente", afirmou Alberto Rollo, coordenador do Núcleo de Direito Político e Eleitoral da OAB-SP.

O presidente da entidade, Rubens Approbato Machado, considera o momento ideal para o lançamento da campanha. "A administração municipal é a que fica mais próxima do eleitor. É mais fácil de perceber quem está tentando comprar o voto."

Approbato, que foi juiz eleitoral, criticou a falta de indignação das pessoas com a realidade do país e falou que o maior problema destas eleições será conter o abuso de poder político por candidatos a reeleição.

"Hoje no país a maioria das pessoas enriquecem usando atividades ilícitas, ligadas a corrupção e ao tráfico de drogas, por exemplo."

Ele também se mostrou preocupado com a proteção ao sistema de informática que será usado para a votação e apuração dos votos em muitas cidades. "Temos estar atentos para evitar que hackers invadam o sistema e cometam fraudes eleitorais."

  • Leia mais sobre política no Eleições Online.

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página