Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2002 - 22h36

Prefeito contradiz ex-ministro sobre uso político de concessões

da Folha de S. Paulo, no Rio

Pimenta da Veiga afirma desconhecer o vínculo de políticos com fundações que receberam rádios e TVs educativas. Mas o prefeito de Januária (Norte de Minas Gerais), Josefino Lopes Viana, sem partido, contesta essa informação.

Segundo ele, Pimenta esteve no município, no início do ano, acompanhado do deputado federal Cleuber Carneiro (PFL), e, durante a visita, teria anunciado a liberação da TV para o parlamentar. A concessão saiu em nome da Fundação Cultural de Januária, de cuja direção fazem parte Christine e Cláudio César Mattos Carneiro, filhos do deputado.

"Não sabia que se tratava de uma TV educativa. Imaginava, até agora, que era uma TV particular do deputado", declarou o prefeito, por telefone, à Folha.

Josefino disse achar graça na afirmação: "Mas, se ele veio aqui com o deputado para anunciar a aprovação da TV, como podia ignorar o vínculo político?".

O prefeito disse que a TV educativa vai aumentar a força de Cleuber Carneiro na região, pois ele já controla as duas rádios da cidade: Progresso de Januária (FM) e Voz do Sertão (AM). Januária tem 80 mil habitantes e fica nas margens do rio São Francisco.

Pimenta da Veiga nutre uma amizade de oito anos com o prefeito de Porangatu (GO), Júlio Sérgio de Mello (PSDB), mais conhecido na região como "Júlio da Retífica". A amizade, segundo o prefeito, nasceu pelo fato de Pimenta possuir uma fazenda de criação de gado na região.

Em outubro do ano passado, Fernando Henrique Cardoso autorizou uma TV educativa para Porangatu em nome da Fundação Cultural Serra Azul, presidida pelo secretário de Esportes da prefeitura, Luiz Gonçalves Reis.

O prefeito diz que não faz parte da fundação e que recorreu a Pimenta da Veiga, pedindo agilização no processo, quando o pedido já tramitava no ministério. "Ajudei a conseguir rádios comunitárias para Uruaçu, Alto Horizonte e Trombas, mas não quis nenhuma para mim."

Leia também:

  • FHC distribuiu TVs educativas a políticos

  • Ex-ministro diz que priorizava universidades

  • Deputados negam irregularidades

  • Prefeito contradiz ex-ministro sobre uso político

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página