Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2008 - 19h32

Comissão de Ética pede para CGU investigar gastos com cartão de Matilde

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

A Comissão de Ética Pública --que investiga irregularidades éticas envolvendo servidores e autoridades federais-- pediu nesta segunda-feira que a CGU (Controladoria Geral da União) investigue se a ministra Matilde Ribeiro (Igualdade Racial) utilizou de forma ilegal o cartão corporativo. O presidente do órgão, Marcílio Marques Moreira, disse que "pode haver" indícios de irregularidade nos gastos da ministra.

"[O caso da ministra Matilde] foi encaminhado à CGU [porque] pode haver implicações legais", afirmou Moreira, depois de quase seis horas de reunião da comissão. Ao ser questionado se havia indícios de crime envolvendo Matilde, ele disse: "Pode haver".

A comissão quer informações da CGU sobre a suspeita de que a ministra teria utilizado cartão corporativo para pagar despesas em um free shop, em outubro do ano passado. Na ocasião, ela teria usado o cartão para pagar uma conta de R$ 461,16. Quando questionada, Matilde disse, por meio da assessoria, que usou o cartão por engano e que já havia ressarcido a União.

Segundo Moreira, a denúncia envolvendo Matilde foi o principal tema de discussão da reunião da comissão nesta segunda-feira. "É preciso aprimorar os padrões éticos em todos os níveis", disse ele.

Porém, a comissão não examinou as demais acusações de uso suspeito de cartões corporativos por servidores e autoridades federais.

Reportagem da Folha, publicada no dia 23, informou que cartões corporativos do governo foram utilizados para gastos com compra de material, prestação de serviços e diárias de servidores em viagens, além de despesas em loja de instrumentos musicais, veterinária, óticas, choperias, joalherias e free shop.

Moreira reconheceu ainda que após a avaliação da CGU sobre o episódio de Matilde, o assunto deverá ser retomado pela Comissão de Ética Pública. A próxima reunião será no dia 28.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página