Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2008 - 13h29

Oposição busca estratégia para furar bloqueio governista contra investigações

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A oposição quer definir nesta quarta-feira a estratégia de atuação na CPI mista (com deputados e senadores) dos Cartões Corporativos diante da "blindagem" de governistas às investigações sobre gastos sigilosos da Presidência da República com os cartões. Enquanto parte dos senadores do DEM e PSDB defendem a instalação de outra CPI dos cartões apenas no Senado --onde a oposição tem maior correlação de forças com os governistas--, outros parlamentares defendem que as investigações tenham curso na comissão mista.

Líderes da oposição vão se reunir em almoço na casa da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), presidente da CPI Mista, para afinar as posições sobre as estratégias de trabalho. A oposição quer unificar o discurso para evitar que DEM e PSDB ajam de maneiras distintas na condução das investigações.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), defendeu nesta quarta-feira que a oposição continue na CPI mista dos Cartões para que as investigações avancem mesmo sem as informações sigilosas. "Eu acho que a gente não deve abandonar a trincheira. Se você tem uma luta inóspita, sua obrigação é ficar de pé", defendeu.

Já o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) considerou uma "temeridade" a instalação de outra CPI no Senado porque argumenta que a oposição também não será maioria na comissão. "Não há diferença de correlação de forças na nova CPI, já que a base aliada tem maioria para indicar os integrantes da comissão. Temos dissidências de aliados no plenário do Senado, mas os dissidentes certamente não serão indicados para compor a CPI", avaliou.

O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), disse não ver motivos para que as investigações não sejam realizadas pela comissão composta somente por senadores. "As decisões vão ser tomadas pelos dois partidos conjuntamente. Estamos acompanhando na CPI das ONGs [organizações não-governamentais] e dos Cartões Corporativos a iniciativa do governo de tratorar tudo. Por que não apresentar o pedido de instalação da CPI do Senado?", questionou.

Ofensiva

Além de definir estratégias de ação da CPI mista dos Cartões, os partidos de oposição também vão traçar detalhes da ofensiva que será montada no Congresso Nacional contra a "blindagem" dos governistas. DEM e PSDB prometem recorrer ao TCU (Tribunal de Contas da União) para terem acesso aos dados sigilosos da CPI, além de pedirem investigações à Procuradoria Geral da República sobre a ministra Dilma Rousseff por crime de responsabilidade.

A oposição acusa a ministra de ter sido conivente com o vazamento de informações da Casa Civil que deu origem ao dossiê contra gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com cartões corporativos. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), apresentou requerimentos de convocação a Dilma no plenário do Senado nas Comissões de Constituição e Justiça e Fiscalização e Controle.

Como a CPI já derrubou os requerimentos de convocação da ministra, o tucano espera que Dilma se explique no plenário ou nas comissões permanentes. "O PSDB mão abre mão de ouvir a ministra. Temos certeza que se montou um dossiê na Casa Civil. A dúvida é se a ministra ou alguém dela mandou vazar as informações", disse o tucano.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página