Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2002 - 03h22

PT paulista fará 18 deputados federais; PMDB só elege 4

ROBERTO COSSO
da Folha de S.Paulo

A bancada paulista do PT na Câmara dos Deputados será aumentada em um terço na próxima legislatura (2003-2006), segundo levantamento feito ontem pela Folha com base nos resultados de mais de 99% das urnas.

A coligação "São Paulo quer mudança" (PT, PCB e PC do B) tem hoje 15 parlamentares (14 petistas e um comunista). Irá eleger 20 (18 petistas e dois comunistas) para a próxima legislatura.

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo só vai divulgar os resultados oficiais após o final da apuração, o que ainda não havia ocorrido até a conclusão desta edição.

Por causa disso, podem ocorrer pequenas alterações na distribuição de cadeiras, na medida em que alguns partidos podem ser mais beneficiados do que outros pelo votos que ainda não haviam sido apurados.

A bancada da coligação "São Paulo em boas mãos" (PSDB, PFL e PSD), que hoje tem 21 deputados federais, passará a ter 18. O PFL manteve seus sete parlamentares paulistas, mas o número de tucanos caiu de 14 para 11.

A Frente Trabalhista (PTB, PPS, PDT), que hoje tem 12 deputados federais paulistas, passará a apenas nove. O PPS manterá três deputados, o PDT cairá de três para um, e o PTB, de seis para cinco.

Se for confirmado o panorama de ontem à noite, algumas personalidades conhecidas dos três partidos não conseguirão se reeleger, como Emerson Kapaz (PPS), Duilio Pisaneschi (PTB) e José Roberto Batochio (PDT).

Já a coligação "Resolve São Paulo" (PPB, PL, PSDC e PTN), que hoje tem nove parlamentares, elegerá apenas seis. O PPB passará de cinco para três deputados, e o PL manterá seus três parlamentares. O presidente do PTN, José de Abreu, não se reelegeu.

O recorde histórico de votos obtido por Enéas Carneiro renderá ao Prona uma bancada de seis parlamentares paulistas. Hoje o partido não é representado na Câmara dos Deputados.
A bancada do PSB aumentará de dois para cinco parlamentares. O PV, que não tinha representação na bancada paulista, vai eleger dois parlamentares.

Já o PMDB teve sua bancada reduzida de nove para quatro deputados. Os ex-vereadores Nelo Rodolfo e Zé Índio não se elegeram.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página