Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2008 - 15h37

Tarso diz que denúncia da Operação Navalha não comprova nada

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O ministro Tarso Genro (Justiça) afirmou nesta terça-feira que a decisão do Ministério Público Federal de oferecer denúncia ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) contra 61 acusados de envolvimento com a máfia das obras não comprova nada.

Segundo Tarso, o ex-ministro Silas Rondeau (Minas e Energia), os governadores Teotônio Vilela (PSDB-AL) e Jackson Lago (PDT-MA), e os ex-governadores João Alves Filho (DEM-SE) e José Reynaldo Tavares (PSB-MA) terão oportunidade para se defenderem.

"[Oferecer denúncia] não comprova nada. A denúncia é a instalação do processo penal. Agora o ministro vai se defender e todos eles vão ter oportunidade de demonstrar sua inocência", afirmou.

Para o ministro, a iniciativa do Ministério Público foi "correta" e "normal". "É normal, é o andamento devido do processo legal, demonstra, inclusive, que o trabalho da Polícia Federal é um trabalho tecnicamente correto. Cabe ao Ministério Público conduzir a prova no sentido da condenação ou absolvição dos envolvidos", afirmou.

O Ministério Público Federal ofereceu denúncia ao STJ os 61 acusados de envolvimento com a máfia das obras, desbaratada na Operação Navalha, em 2007, pela Polícia Federal.

Os acusados foram denunciados pelos crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, fraudes em licitações e crimes contra o sistema financeiro.

Pelas investigações, o esquema atuava no Distrito Federal e em nove Estados --Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Maranhão e São Paulo-- com desdobramentos nas esferas federal, estadual e municipal.

De acordo com a Polícia Federal, a quadrilha desviou recursos do Ministério de Minas e Energia, da Integração Nacional, das Cidades, do Planejamento, e do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes).

Para obter vantagens em licitações para obras públicas, a empresa Gautama pagava propina e dava presentes para as autoridades envolvidas. O dono da empresa, Zuleido Veras, também denunciado pelo Ministério Público, é apontado como o responsável por liderar o esquema de pagamento de propinas para autoridades públicas.

Comentários dos leitores
Anevio Bueno (46) 27/01/2010 17h13
Anevio Bueno (46) 27/01/2010 17h13
Tô rindo á tôa, por acaso a Marta e sua turma estão lá preocupados com Ministério Público e o raio que parta. E quem estiver ansioso para ver alguém preso ou condenado por roubo pode tirar o cavalinho da chuva. sem opinião
avalie fechar
antonio guerra (53) 27/01/2010 16h00
antonio guerra (53) 27/01/2010 16h00
O que me preocupa é que ainda existem pessoas que vão votar nessa petralhada.
O extenso boletim de ocorrência da candidada do PT à presidência da República está disponível na internet. Mas cadê os meios de comunicação para divulgar?
Cadê as famílias dos assassinados para cobrar? A direção dos bancos para se manifestar?
Enquanto vamos ficando calados, essa gente vai tomando o poder. Infelizmente.
Brasil: terra comandada por gente que compra e vende a nação, e com a anuência do povo, que, ignorante, se vê espelhado num presidente que é apenas o AVATAR de um partido-religião, onde fanáticos são usados para deixar a trupe se perpetuar no poder.
A Lei não pode fazer nada?
A Lei não pode por para fora essa gente?
Mas que Lei, se quem manda na nação são os FORA-DA-LEI?
Já chega de pagar indenização milionária para quem quis transformar nosso país em Cuba.
O povo não sabe do decreto que o presidente assinou SEM LER.
E os asseclas do PT agora dizem que Dilma não era terrorista...
Onde está a mídia?
Brasil, um país de toLos!!!
sem opinião
avalie fechar
A Aquino (7) 27/01/2010 15h56
A Aquino (7) 27/01/2010 15h56
O EGOÍSMO E O PRECONCEITO , são os pais de todos os males.
Fico triste quando vejo alguns referindo-se ao PT ou ao Lula, como nazistas falando de judeus, ou qualquer outra coisa parecida.
Acho que ainda está pra nascer um partido político isento dos males praticados por todos que aí estão, inclusive o PT.
Mas atribuir somente ao PT o crédito da sujeira de toda a classe política, me parece algo meio que, parcial, meio que, de gente preconceituosa.
Gosto de política e há muito tempo observo seus componentes, o exercício de seus mandatos, suas palavras. E hoje vejo que o governo do PT e do Presidente Lula, não conseguiu ser pior do que o de outros presidentes e partidos.
Portanto, atribuir a culpa de todos os males a eles - que tambem erram - é algo de alguém que está desesperado, com medo de que o candidato ou partido de sua preferência não seja eleito.
Lembre-se, "TODO FANÁTICO É TOLO", e mais tolo ainda, o fanático por política, porque a política é suja.
Portanto, SER FANÁTICO POR POLÍTICA É TOLICE E TODO TOLO FANÁTICO POR POLÍTICA É PRECONCEITUOSO E EGOÍSTA!!!, que nojo...
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (271)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página