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13/10/2002
-
09h42
da Folha Online
O início do horário eleitoral no segundo turno, a partir de amanhã, e a disputa entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB) vai colocar frente a frente, pela primeira vez, dois "orixás do marketing político".
Os marqueteiros baianos Nizan Guanaes (Serra) e Duda Mendonça (Lula) já trabalharam juntos para tentar eleger Paulo Maluf e agora estão envolvidos naquela que deve ser a eleição mais disputada desde 1989.
A amizade entre os dois começou quando Nizan foi pedir um emprego de estagiário na agência de publicidade de Duda, a DM9. De estagiário, Nizan passou a sócio e acabou comprando a agência junto com um grupo de investidores norte-americanos.
A entrada de Nizan no marketing político se deu quando o então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso contratou a DM9 para fazer sua campanha em 1994. FHC pensava ter contratando Duda Mendonça, pois não sabia que a agência havia sido vendida.
Nizan participou das campanhas que ajudaram a eleger Fernando Henrique Cardoso presidente do Brasil por duas vezes seguidas. "Tenho orgulho de ter testemunhado o início da carreira de Nizan Guanaes", diz Duda Mendonça em seu livro "Fatos e Coisas".
O ex-pupilo Nizan Guanaes, que assina o prefácio do livro, diz que não esconde a admiração pelo mestre nem os pontos de vista que os separam.
"O fato de amar Duda e celebrar o seu talento não significa dar-lhe um cheque em branco. Pais e filhos se amam, mas resguardam seus estilos, suas convicções e até mesmo versões diferentes de um mesmo fato", escreveu Nizan.
Leia abaixo trechos do livro "Fatos e Coisas", do publicitário Duda Mendonça:
Duda fala de Nizan
"Recordo que a pedido de minha irmã Aninha chegou à minha agência, num belo dia, um garoto gordinho, moreno, de nome esquisito. Nervoso, falador, cheio de idéias, dono de um excelente texto. Não era do tipo que passava despercebido. Logo, logo estava a meu lado, como meu braço direito. O verdadeiro talento é fácil. Tenho orgulho de ter testemunhado o início da carreira de Nizan Guanaes."
"Montei então uma agência. A DM9. O 'dm' vinha, evidentemente, do meu nome, Duda Mendonça. O '9', por sua vez, não possuía referencial concreto. Estava ali somente um prazer estético. É que o 'd', da marca da empresa, escrito em caixa baixa, sugeriu, por uma inversão, um espelhamento formal, aquele número. Resultado: muita gente, intrigada, se perguntou qual seria o sentido do algarismo (...). Nove clientes, nove sócios? (...) O 9 era apenas um 9, sem compromisso."
"Outra coisa engraçada: Nizan fez campanha para Maluf, [Nelson] Biondi [hoje marqueteiro de Serra] também. Só eu tenho o carimbo de marqueteiro do Maluf."
FHC conversa com Duda
Mas, Duda, eu estou muito surpreso com isso. Mandei contratar você e sua equipe para fazer minha campanha e me disseram que já estava tudo acertado com a DM9. Não é a sua empresa?
Não. Foi minha, mas há algum tempo não é mais. Vendi ao grupo Icatu, ao Daniel Dantas. Hoje seu comandante é o Nizan Guanaes.
Mas o Nizan não trabalha com você?
Não mais, ministro (...) Hoje ele tem a empresa dele e eu a minha.
E aí, Duda? Podemos fazer alguma coisa para consertar esse equívoco?
Lamento muito, ministro, mas já me comprometi com o Lula.
Veja também o especial Eleições 2002
Horário eleitoral põe frente a frente "orixás do marketing político"
EDUARDO CUCOLOda Folha Online
O início do horário eleitoral no segundo turno, a partir de amanhã, e a disputa entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB) vai colocar frente a frente, pela primeira vez, dois "orixás do marketing político".
Os marqueteiros baianos Nizan Guanaes (Serra) e Duda Mendonça (Lula) já trabalharam juntos para tentar eleger Paulo Maluf e agora estão envolvidos naquela que deve ser a eleição mais disputada desde 1989.
A amizade entre os dois começou quando Nizan foi pedir um emprego de estagiário na agência de publicidade de Duda, a DM9. De estagiário, Nizan passou a sócio e acabou comprando a agência junto com um grupo de investidores norte-americanos.
A entrada de Nizan no marketing político se deu quando o então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso contratou a DM9 para fazer sua campanha em 1994. FHC pensava ter contratando Duda Mendonça, pois não sabia que a agência havia sido vendida.
Nizan participou das campanhas que ajudaram a eleger Fernando Henrique Cardoso presidente do Brasil por duas vezes seguidas. "Tenho orgulho de ter testemunhado o início da carreira de Nizan Guanaes", diz Duda Mendonça em seu livro "Fatos e Coisas".
O ex-pupilo Nizan Guanaes, que assina o prefácio do livro, diz que não esconde a admiração pelo mestre nem os pontos de vista que os separam.
"O fato de amar Duda e celebrar o seu talento não significa dar-lhe um cheque em branco. Pais e filhos se amam, mas resguardam seus estilos, suas convicções e até mesmo versões diferentes de um mesmo fato", escreveu Nizan.
Leia abaixo trechos do livro "Fatos e Coisas", do publicitário Duda Mendonça:
Duda fala de Nizan
FHC conversa com Duda
Não. Foi minha, mas há algum tempo não é mais. Vendi ao grupo Icatu, ao Daniel Dantas. Hoje seu comandante é o Nizan Guanaes.
Mas o Nizan não trabalha com você?
Não mais, ministro (...) Hoje ele tem a empresa dele e eu a minha.
E aí, Duda? Podemos fazer alguma coisa para consertar esse equívoco?
Lamento muito, ministro, mas já me comprometi com o Lula.
Veja também o especial Eleições 2002
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