Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2002 - 02h35

Alckmin abre vantagem de 12 pontos sobre Genoino, diz Datafolha

LUIZ CAVERSAN
da Folha de S. Paulo

O atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ampliou de oito para 12 pontos percentuais a vantagem em relação ao seu oponente, o petista José Genoino, na corrida pela sucessão estadual. Pesquisa do Datafolha realizada na última sexta-feira aponta o governador Alckmin com 52% e José Genoino com 40% no total das intenções de voto.

A pesquisa também mostra que melhorou muito a avaliação do governo do tucano, segundo os eleitores _o número dos que o consideram ótimo/bom saltou de 45% para 56%.

Computados apenas os votos válidos, ou seja, excluídos os votos brancos e nulos, como é o critério de contagem utilizado pela Justiça Eleitoral, Alckmin tem 57%, contra 43% de Genoino.

A pesquisa ouviu 4.520 eleitores em 118 cidades do Estado de São Paulo e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais e para menos.

Segundo o levantamento do Datafolha, os eleitores indecisos somam 4% e os que afirmaram pretender votar em branco ou anular o voto, também 4%.

Debates

O candidato tucano aumentou em quatro pontos a vantagem sobre o adversário depois de uma semana em que ambos se encontraram duas vezes em debates, a primeira na quarta-feira na Rede Bandeirantes e a segunda na quinta, em programa transmitido pela Rede Record. Eles vão debater novamente, na quinta-feira, desta vez na Rede Globo.

A sondagem anterior do Datafolha com vistas ao segundo turno da sucessão estadual foi realizada no dia 11 de outubro. O resultado: Alckmin com 50% e Genoino com 42%, no total das intenções de voto, ou o primeiro com 55% e o segundo com 45%, na soma dos votos válidos. Ou seja, diferenças de, respectivamente, oito e dez pontos percentuais, que agora sobem para 12 e 14.

Outro dado revelado pela sondagem do Datafolha diz respeito aos eleitores que, no primeiro turno, votaram no ex-prefeito Paulo Maluf (PPB). Dos que afirmaram ter feito essa opção, 55% declararam que agora devem escolher Alckmin e 34%, Genoino.

Leia mais:

  • Alckmin tem 55% dos votos das mulheres, maioria em SP

  • 12% admitem que podem alterar voto em São Paulo

  • Aprovação do governador de SP sobe para 56%, segundo Datafolha

  • Marta Suplicy atinge pico de aprovação na Prefeitura de SP


    Veja também o especial Eleições 2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade