Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2008 - 09h24

CPI vota parecer de Luiz Sérgio e oposição pede indiciamento de Dilma e ministros

Publicidade

da Folha Online

A CPI dos Cartões Corporativos se reúne nesta quinta, provavelmente pela última vez, para votar o relatório do deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), que inocentou a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e outros ministros de qualquer irregularidade no uso dos cartões ou na elaboração do dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Na última sessão, a oposição pediu vista coletiva ao relatório de Sérgio e, hoje, vai apresentar votos em separado com pedidos de indiciamento de Dilma e dos ministros acusados de uso irregular dos cartões corporativos no governo federal.

Como o relator inocentou Dilma e os ministros, a oposição decidiu reagir com o argumento de que a CPI não pode terminar em "pizza". A Folha Online apurou que a reação do DEM e PSDB foi provocada pelas denúncias de um "acordão" da oposição com a base aliada para encerrar os trabalhos da CPI sem conseqüências ao governo.

Os sub-relatores Índio da Costa (DEM-RJ) e Carlos Sampaio (PSDB-SP) nem chegaram a sugerir os indiciamentos na semana passada durante apresentação dos sub-relatórios da oposição à CPI.

Diante do mal-estar provocado dentro da própria oposição pelos sub-relatórios, os dois parlamentares voltaram atrás e prometeram apresentar nesta quinta-feira votos em separado ao texto de Sérgio com os pedidos de indiciamento.

Sampaio disse que vai apresentar no texto o pedido de indiciamento de Dilma e de todos os envolvidos na montagem do dossiê, incluindo Erenice Guerra, secretária-executiva da Casa Civil, e José Aparecido Nunes Pires, ex-secretário de controle interno do órgão, acusado de vazar o dossiê.

Dilma é acusada pela oposição de ser a "mentora" do dossiê anti-FHC, enquanto Matilde, Gregolin e Silva usaram os cartões corporativos para o pagamento de despesas pessoais.

"Eu peço escusas porque deveria ter incorporado ao meu texto os pedidos de indiciamento que encaminhei diretamente ao Ministério Público Federal. Quero incorporar todas as representações que fiz e os pedidos de indiciamento de ministros e funcionários do governo no meu voto em separado. Nunca fiquei inerte nem admiti que acordos fossem feitos", reagiu Sampaio.

Irritado com a postura "inerte" da oposição, o deputado Vic Pires (DEM-PA) acusou Índio e Sampaio de terem compactuado com uma "farsa" na comissão. Pires disse que apresentará individualmente um voto em separado à CPI caso o DEM e o PSDB não apresentem um texto que efetivamente sugira o indiciamento dos ministros.

"Nós vamos ter que apresentar para a opinião pública alguma coisa que valeu a pena nesses três meses de trabalhos. E peço para que possamos fazer isso em conjunto, senão vou cuidar da minha vida e apresentar meu voto em separado", afirmou.

Comentários dos leitores
sidnei g (2) 09/06/2009 15h17
sidnei g (2) 09/06/2009 15h17
Certo...então na manchete é dossiê, mas a reportagem fala de "suposto" dossiê...por essas manchetes é que a imprensa vai destruindo sua credibilidade. sem opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (240) 14/05/2009 23h24
Bolinha da Lulu (240) 14/05/2009 23h24
Texto no corpo da Folha.
"Segundo o parecer da Procuradoria, "com exceção das imputações feitas nas referidas representações --imputações que não se confirmaram-- não consta dos autos sequer indícios da participação da ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, do ministro da Justiça Tarso Genro e do ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da República, nos fatos noticiados, nenhuma prova de que partiu da primeira a ordem para a elaboração do dossiê ou para a divulgação dos dados, nem da omissão dos demais na apuração dos fatos". "
Tá bom, vou fazer de conta que eu acredito.
1 opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (240) 28/04/2009 16h02
Bolinha da Lulu (240) 28/04/2009 16h02
Agora vamos ter que aturar o cousuismo de um capacho no TCU. Se antes eles já faziam pouco em verificar as contas e aceitar todas as explicações dadas para explicar o que era inexplicável. Agora com essa nava aquisição nem de explicação irão necessitar.
Só espero que o senado barre essa aquisição do TCU. Se for eleição 50% + 1 ela tá dentro, mas se tiver que ser 2/3 do senado, temos alguma chance para que isso não ocorra.
Prefiro o Múcio, pois não é fiel a ninguém, só a ele mesmo e assim alguma falcatrua sempre sobra e nós ficamos sabendo e podemos pressionar, com a Eunice isso não aocnteceria, apenas o que fosse oposição, o que fosse da casa seria suprimido.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2944)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página