Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2002 - 22h40

Veja a situação do segundo turno em 14 Estados

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha bOnline

Se o PT pode levar vantagem contra o PSDB na eleição presidencial, o mesmo não deve ocorrer nas disputas estaduais. Nas quatro Estados em que tucanos e petistas se enfrentam neste domingo no segundo turno, o PSDB deve ganhar em três.

As últimas pesquisas do Datafolha e Ibope apontam vitórias tucanas em São Paulo (Geraldo Alckmin, contra José Genoino), Pará (Simão Jatene, contra Maria do Carmo) e Ceará (Lúcio Alcântara, contra José Airton).

Em São Paulo, segundo levantamento realizado hoje pelo Datafolha, Alckmin tem 59% dos votos válidos, contra 41% de Genoino. No Ceará, o Ibope aponta Alcântara com 53% dos votos válidos, e o petista José Airton, com 47%.

No Pará, a amostragem divulgada hoje pelo Ibope, mostra panorama parecido ao do Ceará. Segundo o instituto, o tucano Simão Jatene aparece com 53% dos votos válidos, enquanto Maria do Carmo (PT) tem 47%.

O único triunfo petista na disputa contra o PSDB pelos governos estaduais deve acontecer no Mato Grosso do Sul, onde Zeca do PT aparece com 53% dos votos válidos, e Marisa Serrano (PSDB) soma 47%.

O PT faz ainda outras duas disputas contra o PMDB, no Distrito Federal e Rio Grande do Sul; e uma contra o PFL, no Sergipe; e outra com o PDT, no Amapá. Nestes Estados, a melhor situação petista é no Distrito Federal.

Segundo pesquisa Ibope, no Distrito Federal o candidato Geraldo Magela (PT) aparece com 51% dos votos válidos, contra 49% de Joaquim Roriz (PMDB). No Rio Grande do Sul, o instituto aponta Germano Rigotto (PMDB), com 58%, e Tarso Genro (PT), 42%.

No Sergipe, João Alves (PFL) tem 52% dos votos válidos, contra 48% de Zé Eduardo Dutra (PT). No Amapá, não foi divulgada nenhuma pesquisa. No primeiro turno, Waldez Góez (PDT) teve 36,82% dos votos, e Dalva Figueiredo (PT), 25,31%.

O outro Estado que não teve nenhum levantamento para a disputa do segundo turno foi Rondônia. No primeiro turno, Ivo Cassol (PSDB) terminou com 29,62% dos votos válidos, e José Bianco (PFL), com 20,23%.

No Paraná, o peemedebista Roberto Requião cresceu na reta final e é o favorito para vencer a disputa. Amostragem de hoje do Ibope traz Requião com 54% dos votos válidos, contra 46% de Alvaro Dias (PDT).

O PMDB também tem chance de vencer em Santa Catarina, onde o candidato Luiz Henrique da Silveira aparece com 51% dos votos válidos, contra 49% de Esperidião Amin (PPB).

No Rio Grande do Norte, Wilma de Faria deve ser a segunda governadora eleita pelo PSB _no primeiro turno, o partido elegeu Rosinha Matheus (Rio). Ibope mostra Wilma com 64% dos votos válidos, contra 36% de Fernando Freire (PPB).

Em Roraima, a eleição dever ser acirrada como no primeiro turno, quando menos 1% seperou os primeiros colocados. Na pesquisa divulgada hoje pelo Ibope, Flamarion Portela (PSL) tem 55% dos votos válidos, contra 45% Ottomar Pinto (PTB).

Leia mais no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade