Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2002 - 08h20

Lula recebe título de doutor honoris causa

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

O Conselho Universitário da UFBa (Universidade Federal da Bahia) decidiu ontem conceder o título de doutor honoris causa ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Como o nome diz (doutor "para honra", em latim), o título não tem valor acadêmico, mas sim de homenagem a personalidades de destaque em diversos campos.

"Este é o reconhecimento da academia ao saber não-acadêmico", disse o diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Antonio Guerreiro, autor da proposta. A UFBa, segundo ele, foi a primeira universidade brasileira a conceder o título ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

A UFBa vai encaminhar à assessoria de Lula a data, que ainda não está definida, em que a universidade fará a cerimônia de entrega do título.

Carreira de títulos
A assessoria de imprensa da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) informou ontem que Lula também deverá receber o título de doutor honoris causa da instituição.

Com isso, Lula começa a seguir os passos da ""carreira honoris causa" de Fernando Henrique Cardoso, que só no primeiro ano de mandato, em 1995, recebeu quatro dos 15 títulos com o qual foi homenageado até agora no exercício da Presidência da República. Detentor de um doutoramento acadêmico em ciências sociais, FHC já havia recebido dois títulos honoris causa antes de ser eleito presidente.

Em sua mensagem encaminhada para o Conselho Universitário, o reitor da UFPE, Mozart Neves Ramos, disse que Lula é o primeiro pernambucano a ser eleito à Presidência e que o fundador e líder do PT "tem um passado de luta".

Lula nasceu em Caetés, na época distrito de Garanhuns, no agreste pernambucano. Em São Paulo, onde fixou residência depois de fugir da seca, ele frequentou a escola até a 5ª série do primário. Depois disso fez um curso técnico de torneiro mecânico no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e passou a trabalhar em indústrias metalúrgicas.

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade