Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2002 - 20h28

Família de Gushiken está de malas prontas para Brasília

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A nomeação do coordenador-adjunto da equipe de transição, Luiz Gushiken, para a secretaria de Comunicação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva mudou a rotina da família. A mulher de Gushiken, Elizabeth Leonel Ferreira, está se preparando para mudar de Indaiatuba (SP) para Brasília (DF) a partir de janeiro de 2003.

Mais do que mudar de casa, a alteração de endereço vai afetar toda a estrutura de relacionamento dos Gushiken. O filho mais velho, por exemplo, Guilherme, de 19 anos, não deverá ir para Brasília.

"Ele está fazendo Direito em Campinas, está gostando muito do curso e prefere continuar morando em Indaiatuba", disse Elizabeth por telefone à Folha Online.

Arthur, 17 anos, o filho do meio, também não quer ir para Brasília. Ele está concluindo o ensino médio e quer morar em São Paulo no próximo ano. ''Ele quer fazer cursinho pré-vestibular em São Paulo. Ele tentou este ano, mas não passou no vestibular e acha que é melhor fazer cursinho em São Paulo'', afirmou a mãe.

Somente a caçula dos três filhos, Helena, de 14 anos, deve se mudar para Brasília junto com a mãe Elizabeth. As duas farão companhia para Gushiken.

Para Elizabeth, a presença da família em Brasília ajudará na recuperação do marido, que está sob tratamento médico. ''Ele [Gushiken] precisa da família ao lado dele para ter uma vida mais regular, se alimentar nos horários certos. É bom estar ao lado das pessoas que a gente gosta, não é?''

Segundo Elizabeth, apesar do problema de saúde, Gushiken está bem e não precisa fazer quimioterapia. ''O único cuidado especial que ele precisa ter é com a alimentação. Precisa comer de três em três horas, evitar comidas gordurosas, frituras, doces, molhos fortes. E precisa se submeter a exames médicos de três em três meses. São exames de acompanhamento."

Para mostrar que o estado de saúde do marido é boa, Elizabeth disse que ele acorda todos os dias às 6h e nada cerca de 1 hora, além de caminhar na esteira. "Ele está ótimo."

A mudança de endereço também modificou os negócios da família. A Gushiken & Associados, uma consultoria de previdência complementar mudou de nome. A nova razão social é Globalprev. Gushiken e Elizabeth também deixaram de ser sócios da empresa. A Globalprev é dirigida pelos ex-sócios de Gushiken: Wanderley José de Freitas e Augusto Tadeu Ferreira.

Mas Elizabeth disse que não fica triste de deixar de trabalhar. "Já sou aposentada pelo Banco do Brasil. Agora eu quero estar ao lado do meu marido. Ele precisa estar bem, engordar um pouquinho."

Elizabeth e Gushiken se conheceram durante o mobilização dos trabalhadores do setor bancário, em 1979. Ela era do Banco do Brasil e ele do Banespa. Elizabeth nunca ocupou um cargo no mo movimento sindical. "Sempre fui base. Ele é que foi líder dos bancários."

Segundo ela, os assuntos da transição não chegam à casa dos Gushiken. "Os meninos [filhos] sempre perguntam, querem saber quem são os ministeriáveis. Mas nem em casa ele fala nada. Nem para mim. Em casa, os assuntos são de família."

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade