Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2002 - 15h49

Lula pede a Bush abertura de linhas de crédito para o Brasil

da Folha Online

O futuro presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pediu ao presidente norte-americano, George W. Bush, a abertura de linhas de crédito para o país, durante encontro na manhã de hoje, em Washington.

Lula e Bush estiveram reunidos por mais de uma hora no Salão Oval da Casa Branca, ambos acompanhados de assessores.

"Eu disse a ele [Bush] que temos problemas financeiros no Brasil, e que os Estados Unidos podem contribuir com a manutenção e a abertura de linhas de crédito para o nosso país", afirmou Lula após o encontro, classificado por ele como "acima das expectativas".

Segundo o presidente eleito brasileiro, Bush se mostrou solidário à política petista de priorizar o combate à fome no futuro governo. O chefe de Estado americano propôs ainda uma agenda comum aos dois países em 2003.

"Bush não só foi cordial com minha delegação como propôs uma agenda comum para os dois países. Já a partir de janeiro poderemos fazer uma reunião de cúpula Brasil-Estados Unidos, para discutir os problemas que nos interessam", disse Lula.

O petista declarou também "estar convencido de que as relações do Brasil com o resto do mundo têm que ser mais ousadas. Não só do ponto de vista comercial mas também cultural e político".

Acompanharam Lula na reunião o seu porta-voz André Singer, o senador eleito Aloizio Mercadante (PT-SP), o coordenador da equipe de transição Antônio Palocci, a prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT), além do embaixador do Brasil nos Estados Unidos Rubens Barbosa.

Ao lado do presidente americano estavam o secretário de Estado Collin Powell, a assessora para Assuntos de Segurança Nacional Condoleezza Rice, o sub-secretário para Assuntos Internacionais do Departamento do Tesouro John Taylor, o representante-adjunto dos Estados Unidos para o Comércio da Europa Hemisfério Ocidental e Organização Mundial do Comércio (OMC) Peter Allgeier, da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil Donna Hrinak, e do assessor especial e diretor senior para a América Latina John Maisto.

Clique aqui para ver a agenda da viagem do presidente eleito.

Com informações do site do PT e agências internacionais

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade