Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2002 - 17h18

Lula confirma Palocci e Dirceu no ministério; Meirelles vai para BC

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta tarde o futuro ministro da Casa Civil, José Dirceu, e confirmou o médico Antônio Palocci para a Fazenda.

Lula anunciou também o ex-presidente do BankBoston, Henrique Meirelles, para a presidência do Banco Central. Meirelles é filiado ao PSDB e foi o deputado federal eleito com o maior número de votos em Goiás -183.046.

Ao anunciar o nome do presidente do Banco Central, Lula disse estar "reivindicando" dos eleitores de Goiás o deputado para uma "missão mais importante que o nobre exercício de seu mandato".

Ele também agradeceu ao atual presidente do BC, Armínio Fraga, pelo trabalho conjunto feito com o futuro ministro da Fazenda, Antônio Palocci, reforçando para que os diretores do banco permaneçam em suas funções até que o novo governo complete as indicações da direção.

Acompanhado de sua mulher, Marisa, de Dirceu, de Palocci, de Meirelles, do senador eleito por São Paulo, Aloizio Mercadante, e do porta-voz, André Singer, Lula afirmou que o anúncio de Palocci, feito na terça-feira (10) em Washington, foi um "ato falho".

"Em uma resposta que dei aos jornalistas no Clube de Washington eu confundi o coordenador da equipe de transição com o ministro da Fazenda. Eu agora quero confirmar o Palocci como ministro da Fazenda", afirmou. "E o companheiro Dirceu, quero confirmá-lo para ministro da Casa Civil."

Lula não mencionou a senadora Marina Silva (PT-AC), que também teve seu nome anunciado para o Meio Ambiente na terça, mas seu nome está garantido no cargo, segundo informou Mercadante.

O restante do ministério será anunciado na próxima semana. Lula voltou a elogiar o tratamento recebido nos EUA e considerou a viagem estimulante, tanto que está hoje confirmando parte de seu ministério.

O presidente eleito brincou com as especulações e a ansiedade pelo anúncio de seus ministros, dizendo que "dará um prêmio" ao jornalista que acertar mais nomes.

Leia mais:
  • "Vou renunciar e me desligar do PSDB", diz Henrique Meirelles


  • Saiba mais sobre o futuro ministro da Casa Civil, o deputado José Dirceu


  • Meirelles vai privilegiar "preparo técnico" para escolher equipe do BC


  • Dirceu diz que Ministério dos Transportes sai de negociação


  • Dirceu diz que realiza sonho de sua geração ao chegar ao Planalto


  • Veja o perfil de Palocci, indicado para o Ministério da Fazenda


  • Piva diz que novo presidente do BC precisa de "ousadia" para reduzir juros


  • Veja também o especial Governo Lula
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade