Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2003 - 14h03

PT quer manter processo contra Landim em próxima legislatura

FELIPE FREIRE
da Folha Online, em Brasília

O PT já prepara mecanismo para manter em aberto a investigação na Câmara contra o deputado federal Pinheiro Landim (CE), que renunciou hoje ao mandato para fugir de uma eventual cassação. Ele é acusado de participar de esquema para venda de habeas corpus a traficantes presos.

O líder do PT na Câmara, deputado Nelson Pellegrino (BA), disse que pedirá ao corregedor da Casa, Barbosa Neto (PMDB-GO), que não apresente seu relatório pedindo abertura do processo à Mesa Diretora.

Ao renunciar, Landim busca forçar o arquivamento do relatório pela mesa, já que deixa de ser deputado. Se Barbosa Neto acolher a solicitação petista, as investigações na Câmara contra Landim serão retomadas após 1º de fevereiro, data de posse dos deputados eleitos em outubro de 2002.

Pellegrino argumenta que a Câmara deve se preservar, e considera as acusações "graves e muito fortes". "A renúncia não pode impedir a Câmara de investigar", afirmou.

Caso a estratégia não tenha sucesso, o PT trabalha com a possibilidade de surgirem fatos novos nas investigações que estão sendo feitas pela Polícia Federal. O corregedor da Câmara informou que o surgimento de "fatos novos" são suficientes para motivar a reabertura do processo.

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade