Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2008 - 13h06

Lula diz a PMDB que PT terá candidato próprio na disputa pela presidência do Senado

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Em meio às articulações de integrantes do PMDB para lançar candidato próprio à presidência do Senado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu em conversa com a cúpula do PMDB nesta quarta-feira a escolha de um candidato do PT para presidir a Casa Legislativa. Lula avalia que, como o PMDB lançou o deputado Michel Temer (PMDB-SP) para disputar a presidência da Câmara, a eleição de um petista preserva o equilíbrio de forças no Legislativo.

A Folha Online apurou que integrantes do PMDB sinalizaram a Lula que o acordo firmado com o PT para a presidência da Câmara não garante, automaticamente, que o partido do presidente fique com o comando do Senado.

Pelo acordo, fechado no final de 2006, o PMDB apoiou a candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) para a presidência da Câmara. Em contrapartida, os peemedebistas estabeleceram que o PT deve apoiar o nome de Temer em 2009.

Pela tradição do Congresso, os partidos com as maiores bancadas na Câmara e no Senado devem indicar os nomes para presidir as Casas. Como o PMDB reúne as maiores bancadas tanto na Câmara quanto no Senado, os petistas esperam ficar com o comando de uma delas. Senadores do PMDB argumentam, porém, que no Senado a correlação de forças com a oposição é diferente.

A Folha Online apurou que os peemedebistas estão dispostos a apoiar um nome de PT se ele for consensual entre os diversos partidos da Casa Legislativa, mas não descartam a candidatura própria caso a oposição ameace entrar na disputa para derrubar o nome petista.

Lula disse aos peemedebistas que pretende manter-se neutro na disputa, mas não escondeu sua preferência pela eleição do senador Tião Viana (PT-AC) --nome articulado pelo PT para presidir o Senado. O presidente trabalha pela unidade na base aliada governista, já com vistas às eleições presidenciais de 2010.

Um grupo de senadores peemedebistas não descarta lançar a candidatura do ministro Hélio Costa (Comunicações) à presidência do Senado, com o seu retorno à Casa Legislativa. O nome do senador José Sarney (PMDB-AP) também é cotado para disputa, embora ele negue publicamente disposição em entrar na corrida pela presidência do Senado.

Os petistas, por sua vez, não estão dispostos a abrir mão da presidência do Senado --mesmo com as articulações de peemedebistas pela candidatura própria. O PT trabalha nos bastidores para fortalecer o nome de Viana dentro da base aliada, o que garantiria sua eleição mesmo sem apoio do DEM e PSDB.

Comentários dos leitores
Gentil Geraldo Favato (3) 01/02/2010 22h24
Gentil Geraldo Favato (3) 01/02/2010 22h24
Nada que este presidente chefe de gangue diga deve ser levado a sério. Ele zomba de todos. Até da saúde do Zé e da Dilma ele fez piada. O presidente chefe de gangue ri de tudo que é serio. Chora quando dá entrevista. Faz piada dos nossos piores problemas e os marionetes do momento aplaudem-no enquanto sua gangue assalta o Brasil e nós nos acovardamos. Lula faz piada aqui e tem medo do Chaves. Nos EUA ele é o cara. Aqui o cara é o Chaves pra esse governo de assaltantes. sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h25
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h25
Espero que nessa disputa ocorra troca de tiros! Seria o máximo! 6 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 12/01/2010 16h05
Eduardo Giorgini (496) 12/01/2010 16h05
"Depois das eleições municipais, PT e PMDB deflagram disputa por comando do Congresso"
PT e o Lula querem mais e mais!
Gostaram de ser patrão e pelo jeito, não irão sair mais da mamata.
[]s
Eduardo.
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (138)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página