Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2003 - 15h54

Lula critica Bush e diz que norte-americano desrespeitou a ONU

FELIPE FREIRE
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o presidente dos Estados Unidos George W. Bush, que fez um pronunciamento ontem em cadeia TV dando um ultimato para o presidente e ditador iraquiano, Saddam Hussein, deixar o poder desse país árabe.

"Acho que o presidente Bush foi muito forte porque na minha opinião desrespeita a ONU, não leva em conta o Conselho de Segurança e que o pensa e o restante do mundo. Acho que isso é grave. Grave para o futuro da ONU, que é uma referência de comportamento para as nações do mundo inteiro.

Lula se disse esperançoso de que nas próximas 24 horas seja encontrada uma solução pacífica para evitar o conflito entre EUA e Iraque. "Nós achamos que a paz é uma condição necessária para a humanidade evoluir."

Ao deixar o Palácio do Alvorada, Lula afirmou ainda que o governo Bush está transformando a guerra em "um problema eminentemente americano".

Em seu pronunciamento, Bush afirmou que Saddam e sua família devem deixar o Iraque até amanhã. "Os Estados Unidos tem soberania para tratar da sua própria segurança", disse Bush.

Lula afirmou que é de interesse de todos os países que o Iraque não tenha armas de destruição em massa. "Mas isso não dá direito aos Estados Unidos sozinhos decidirem sozinhos decidirem o que é bom e que é ruim para o mundo."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página