Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2003 - 18h13

Dirceu faz autocrítica sobre aprovação da PEC financeira

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O ministro José Dirceu (Casa Civil) fez hoje uma autocrítica em relação ao processo de tramitação do projeto de lei que alterou o artigo 192 da Constituição, sobre o sistema financeiro.

Segundo ele, o governo errou ao enviar um novo projeto para a Câmara sem discutir antes o substitutivo do senador Jefferson Péres (PDT-AM).

"O 192 foi pautado sem se discutir antes o substitutivo, e deu mais trabalho para ser aprovado. Ele foi pautado sem massa crítica suficiente", afirmou.

O ministro disse que o governo "aprendeu" a lição com o projeto de alteração do artigo 192 e mudará a estratégia de envio de novas medidas e proposta ao Congresso.

"Aprendemos rápido a lição, e felizmente o final da história foi feliz", disse ele.

A nova estratégia consiste em rediscutir todos os projetos e medidas dentro do governo com as lideranças partidárias da base e da oposição e com os setores específicos da sociedade.

"Precisa se construir uma proposta. Se você não constrói, você encurta o caminho, mas alonga o percurso de consenso e é melhor fazer o consenso antes."

Segundo ele, será esse o caminho a ser adotado com o projeto de lei de falências, que será a próxima prioridade do governo após a aprovação das reformas tributária e previdenciária. Dirceu afirmou que o projeto precisa ser rediscutido com o Banco Central, Fazenda e oposição.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página