Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2008 - 10h16

Lula e Sarkozy assinam acordos comerciais e militares no Rio

Publicidade

da Folha Online

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, assinam nesta terça-feira, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, acordos comerciais e militares.

Ontem, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, apresentou o acordo militar com a França, que prevê a construção no Brasil de cinco submarinos no país --um deles a propulsão nuclear-- e 50 helicópteros. O acordo dos helicópteros envolve 1,899 bilhão de euros.

Antonio Lacerda/Efe
Presidentes Lula e Sarkozy assinam acordos comerciais e militares no Rio de Janeiro
Presidentes Lula e Sarkozy assinam acordos comerciais e militares no Rio de Janeiro

Sarkozy veio ao país participar da cúpula da UE (União Européia) com Brasil, a última sob a presidência francesa. Ele ficará no Rio até esta terça-feira, no Copacabana Palace.

Na cúpula, o principal assunto foi a reforma da ONU (Organização das Nações Unidas). O Brasil quer tornar-se membro permanente do Conselho de Segurança e, para isso, conta com apoio da França, Alemanha e Reino Unido. No entanto, outros países europeus, como a Itália e a Espanha, são contra.

Na noite de ontem, Sarkozy assistiu ao show de lançamento do Ano da França no Brasil, ao lado da mulher, Carla Bruni. Os dois ficam no Brasil até 29 de dezembro, na casa da família de Carla, cujo pai biológico vive há muito tempo no país.

Hoje, a primeira-dama da França vai à favela do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, zona sul do Rio, e assiste a um desfile de moda de uma ONG.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página