Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2003 - 18h59

Heloísa Helena é afastada da bancada do PT no Senado

FELIPE FREIRE
VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
da Folha Online, em Brasília e SP

Os senadores do PT decidiram afastar hoje a senadora Heloísa Helena (AL) da bancada do partido no Senado. Na prática, a senadora não vota mais como representante da legenda.

Com o afastamento, Heloísa Helena não poderá falar pelo partido no plenário e não participará das reuniões da bancada até que o Conselho de Ética do Diretório Nacional do PT decida pela punição da senadora. Heloísa afirmou que vai recorrer da decisão

Mesmo a com decisão do partido, a senadora poderá não se desligar das comissões de Relações Exteriores, Orçamento Fiscalização e Controle, Educação e do Conselho de Ética. Heloísa Helena também ocupa a suplencia da comissão de Infra-estrutura do Senado.

Ao deixar a reunião do partido, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) mostrou-se irritada por ter participado da reunião da bancada e ter perdido a sessão da CPI do Banestado. "Estou de saco cheio de não fazer minhas coisas por causa da Heloísa Helena", afirmou.

Segundo o vice-líder do PT no Senado, Roberto Saturnino (RJ), houve oito votos a favor e quatro contra o afastamento de Heloísa Helena. Votaram contra o afastamento os senadores Eduardo Suplicy (SP), Ana Julia (PA), Serys Slhessarenko (MT) e a própria Heloísa Helena.

Heloísa Helena disse que espaço para fazer esse debate é a Comissão de Ética do partido. Chorando, a senadora classificou a decisão como "sorrateira e absurda". "Isso é um absurdo. Só não digo que é palhaçada porque respeito os profissionais do circo", disse.

O senador Eduardo Suplicy afirmou que não se sente à vontade em permanecer na bancada até que haja a definição do diretório sobre o futuro da senadora no partido. A posição de Suplicy foi apresentada por escrito à bancada, de acordo com o líder do PT no Senado, Tião Viana (AC).

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante, disse que as acusações são de que Heloísa Helena teria votado contra as decisões do partido em pelo menos três situaçãoes.

A posição sistemática de oposição ao governo e o alinhamento da senadora com o PFL em determinadas situações no Senado também teriam contribuído para o afastamento.

A bancada afirma que as atitudes da senadora são incompatíveis com uma bancada de governo. "No parlamento ela não representa nosso partido, mas nas últimas votações já tem sido assim", disse Mercadante.

Ainda de acordo com Mercadante, poderá haver uma repactuação, mas isso dependerá da própria Heloísa Helena. A senadora Ana Júlia Carepa diz que a decisão foi "absurda e desnecessária."

Leia mais
  • Entenda o conflito entre a senadora Heloísa Helena e o PT

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página