Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2003 - 12h27

ABL e políticos prestam homenagem a Roberto Marinho

Publicidade
ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio

Políticos, artistas e integrantes da ABL (Academia Brasileira de Letras) compareceram nesta manhã ao velório do jornalista e empresário Roberto Marinho, que está sendo realizado em sua casa, no Rio de Janeiro. O corpo será enterrado às 16h no cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul).

Estão presentes presonalidades como os escritores João Ubaldo Ribeiro e Arnaldo Niskier, o apresentador Fausto Silva, o humorista Renato Aragão, o cineasta Luis Carlos Barreto, e o ex-presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol), João Havelange, além de diretores e artistas da Rede Globo.

Também compareceram o prefeito do Rio, César Maia (PFL), e os ex-ministros Pratini de Moraes, Pedro Parente e Marcílio Marques Moreira, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Do atual governo, esteve no local a ministra da Assistência e Promoção Social, Benedita da Silva, ex-governadora do Rio.

Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá chegar nesta tarde ao Cosme Velho (zona sul), onde ocorre o velório.

Veja repercussão:

"Quando morre um homem dessa envergadura e coragem, que aos 70 anos começou tudo isso [os organizações Globo], a gente acha que não tem peça de reposição. É uma perda irreparável. Por outro lado, o presidente Lula, que é um homem que veio das classes trabalhistas, decreta luto de três dias. E a gente sabe que muitas vezes a figura dele [Lula] teve algumas dificuldades, até mesmo de entrar dentro do noticiário da casa, numa certa época da história deste país."
Fernanda Montenegro, atriz

"A história dele já fala por ele mesmo. É uma referência nacional e para o jornalismo. Exemplo de honestidade de bravura e acima de tudo, queria saber da verdade e da justiça. O Brasil todo, a nação, está de luto."
Renato Aragão, humorista

"Ninguém mais do que ele respeitou o profissional de rádio, jornal e televisão. Mais do que isso, ninguém mais do que ele combateu o preconceito. Acima das divergências ideológicas, dos problemas econômicos e sociais, sempre respeitou todo mundo."
Fausto Silva, apresentador

"O Brasil não perde apenas um comunicador, mas uma figura humana incrível."
Elisabeth Savala, atriz

"Dr. Roberto era muito querido, acho que a gente quase acreditou que ele era imortal."
Marluce, diretora-geral licenciada da Rede Globo

"Os filhos estão muito bem preparados. O império está muito bem estruturado. A presença será contínua, pois o que ele nos deu como fonte de inspiração vai continuar."
José Bonifácio Sobrinho
, o Boni, ex-diretor-geral da Rede Globo

ABL

"É uma perda porque ele foi o maior nome de comunicação na América Latina em todo o século 20. Ele pegou um jornalismo romântico e amador e transformou para o jornalismo profissional de hoje. Nós, da academia, perdemos um grande amigo e companheiro."
Carlos Heitor Cony, escritor e colunista da Folha

"Dr. Roberto foi um homem que realmente inaugurou uma nova era na comunicação brasileira, no jornalismo do país. Estou surpreendido com a notícia porque a vitalidade que emanava dele era muito visível. A gente não supunha um desfecho deste, apesar da idade dele."
João Ubaldo Ribeiro, escritor

"Como empresário, jornalista, ele integrou parcelas abandonadas da sociedade à cidadania. Como amigo, foi um homem excecional."
Nélida Piñon
, escritora

Políticos

"O Brasil está de luto, foi uma grande perda. O Roberto Marinho acreditou no Brasil."
Benedita da Silva
, ministra da Assistência Social

"É um brasileiro que é muito difícil construir outro igual."
César Maia (PFL), prefeito do Rio de Janeiro

"De todas as construções que ele deixou no país a maior delas é a construção da identidade nacional. Ele deu a possibilidade de os brasileiros se conhecerem melhor, conhecendo a sua própria história. E que o mundo também conhecesse a nossa história."
Aécio Neves (PSDB), governador de Minas Gerais

"Ele foi importante para a integração nacional, especialmente em relação à modernização do país."
Marcílio Marques Moreira, ex-ministro e presidente da Associação Comercial do Rio

Leia mais
  • Roberto Marinho morre aos 98 anos no Rio
  • Saiba mais sobre Roberto Marinho, fundador da Globo
  • Leia nota divulgada pela família de Roberto Marinho

    Especial
  • Veja especial sobre o jornalista Roberto Marinho
  • Veja fotos do jornalista Roberto Marinho
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página