Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2003 - 08h07

Lula assinará acordos na África de R$ 500 mi até o final de 2006

Publicidade

FERNANDA KRAKOVICS
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a cinco países africanos, a partir de domingo, o governo deve assinar acordos de cooperação no valor de R$ 500 milhões, a serem investidos até o final de 2006.

A estimativa "conservadora" é do Departamento da África do Itamaraty. As principais negociações são na área de saúde, para prevenção e combate à Aids, agricultura, educação e exploração de petróleo.

O presidente Lula visitará, entre os dias 2 e 8 de novembro, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Namíbia e África do Sul. Ele será acompanhado por 160 empresários, a maior comitiva desde o início do governo. Essa viagem está no contexto da aproximação do governo Lula com países do hemisfério Sul, para fortalecer suas posições em negociações com países desenvolvidos em foros internacionais.

"Promoção da igualdade racial com política pública. Isso resume bem uma boa parte do que se quer com a visita, a ênfase na agenda social. Mas não é que vamos deixar de lado a agenda econômica e comercial", afirmou o diretor do Departamento da África do Itamaraty, embaixador Pedro Motta Pinto Coelho.

Em Moçambique está previsto um acordo para fornecimento de tecnologia para a criação de um laboratório de produção de medicamentos genéricos e anti-retrovirais --tratamento de Aids. O governo também pretende ampliar o Bolsa-Escola no país, pioneiro na aplicação do programa.

Um dos acordos que devem ser fechados durante a viagem é com a Companhia Vale do Rio Doce para a exploração do carvão mineral de Moatize, no Vale do Zambeze, em Moçambique. Se o acordo for fechado, prevê-se a reconstrução de uma ferrovia e de uma hidrelétrica.

Na África do Sul, o governo vai tentar avançar na consolidação de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Aduaneira da África Austral (África do Sul, Namíbia, Botsuana, Lesoto, Suazilândia). Além dos acordos de cooperação, segundo o embaixador Pinto Coelho, está previsto um encontro do presidente Lula com o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que lutou contra o apartheid.

A ministra Matilde Ribeiro (Políticas de Promoção da Igualdade Racial), que acompanhará Lula, esteve no continente africano entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro e disse que há uma "grande expectativa" nos países visitados em torno da viagem presidencial. "Um dos pedidos que devem ser feitos ao presidente Lula é que apóie a realização da Copa do Mundo de 2010 na África."

Questionada sobre o esquema de segurança em torno da comitiva presidencial, já que alguns países passaram por instabilidades políticas nos últimos tempos, a ministra afirmou que não vê necessidade de grandes aparatos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página