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16/11/2003 - 10h20

Em SP, Marta já gastou mais que Pitta em publicidade

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FERNANDO RODRIGUES
da Folha de S. Paulo, em Brasília

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), acumulou R$ 131,6 milhões de gastos com publicidade nos seus dois anos e dez meses de mandato. Esse valor indica que a petista já ultrapassou os R$ 123,8 milhões de Celso Pitta (prefeito de 1997 a 2000) e pode se aproximar muito de Paulo Maluf (1993-1996), que gastou R$ 171,2 milhões com propaganda.

Todos esses números são oficiais, estão atualizados monetariamente e foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Comunicação e Informação Social da Prefeitura de São Paulo.

Até o momento, o gasto total de Marta Suplicy é 6,3% maior do que o investido por Pitta em quatro anos. Na comparação com Maluf, a petista já consumiu 76,9% do que o ex-prefeito investiu nessa área em seus quatro anos à frente da prefeitura.

Marta e Maluf (PP) são os maiores protagonistas da política paulistana. Pesquisa Datafolha feita nos dias 28 e 29 de outubro mostra que ambos lideram a corrida na eleição municipal do ano que vem. O mesmo levantamento demonstra que Marta teve uma melhora de 14 pontos na sua popularidade de março até agora _saiu de 20% para 34% de ótimo/bom.

A melhora da imagem da prefeita coincide com uma concentração de gastos com publicidade. Nos seis primeiros meses deste ano, ela investiu R$ 22 milhões. Em apenas quatro meses, de julho a outubro, o valor já está em R$ 20,9 milhões.

Para o secretário Municipal de Comunicação e Informação Social da Prefeitura de São Paulo, José Américo Dias, a popularidade de Marta não é decorrente dos investimentos em propaganda.

"Não há essa relação. Acho que a publicidade apenas divulga o que é feito. Tanto é que no ano passado o gasto [R$ 54,9 milhões] terá sido maior do que neste ano, e a popularidade não era igual ao que é agora", afirma José Américo _que colocou à disposição da Folha todos os números históricos de propaganda da prefeitura nos últimos 11 anos.

Pesquisas internas da prefeitura _há um levantamento telefônico a cada 15 dias_ mostram que a melhora da imagem se dá por conta de ações da prefeita. A inauguração de escolas públicas na periferia, o combate à máfia dos transportes e o aumento do número de ônibus em algumas linhas teriam alavancado a melhora da popularidade.

Marta acelerou seus gastos de publicidade a partir do segundo ano de mandato. No primeiro ano, em 2001, foram R$ 33,8 milhões. Em 2002, o valor saltou para R$ 54,9 milhões _aumento de 62,4%. Neste ano, o investimento está em R$ 42,9 milhões.

É comum que o valor mais alto de gastos de publicidade ocorra sempre no terceiro ano de mandato. É quando os políticos ocupando cargos executivos desejam fixar uma determinada imagem para se cacifarem no pleito do ano seguinte. Além disso, a legislação faz restrições e não permite publicidade institucional de governo durante o período eleitoral.

Maluf gastou R$ 77,2 milhões de publicidade em 1995, o terceiro ano de sua administração, segundo a Prefeitura de São Paulo _que atualizou monetariamente o valor. Esse número equivale a 45,1% de todo o consumo malufista nos quatro anos de mandato.

Em 96, Maluf elegeu o então desconhecido Celso Pitta seu sucessor. Pitta foi uma exceção: foi o que gastou menos no período do terceiro mandato se comparado a Maluf e a Marta.
 

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