Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/12/2003 - 13h33

Leia nota do governo sobre a suspensão da compra de carne dos EUA

Publicidade

da Folha Online

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada hoje pelo Ministério da Agricultura sobre a suspensão, por tempo indeterminado, da importação de carne bovina dos Estados Unidos depois da confirmação do primeiro caso do mal da vaca louca no país.

"O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento suspendeu hoje (24/12), por tempo indeterminado, a importação de ruminantes, seus produtos e subprodutos procedentes dos Estados Unidos em razão do diagnóstico da encefalopatia espongiforme bovina, a chamada doença da "vaca louca", naquele país. As eventuais licenças de importação já concedidas estão canceladas. As partidas desses produtos que chegarem aos portos e aeroportos brasileiros serão devolvidas à origem ou queimadas.

Em maio deste ano, quando o Canadá anunciou a ocorrência de um caso de "vaca louca" no estado de Alberta, o Departamento de Defesa Animal do ministério iniciou, por precaução, o rastreamento dos 4,8 mil animais importados dos Estados Unidos desde 1995.

A informação oficial sobre o diagnóstico positivo da doença da "vaca louca" em território norte-americano foi prestada hoje ao governo brasileiro pela Embaixada dos EUA. O caso foi identificado num animal adulto da raça Holstein (gado de leite) no estado de Washington.

Os EUA abateram 36 milhões de cabeças de gado em 2001, produziram 11,9 milhões de toneladas e exportaram 1 milhão de toneladas em equivalente carcaça, principalmente para Japão, Coréia e México."

Leia mais
  • Brasil suspende importação de carne dos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página