Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2004 - 15h40

Reforma ministerial fortalece José Dirceu

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O ministro da Casa Civil, José Dirceu, vai concentrar ainda mais poder depois da reforma ministerial. Ele assumirá a tarefa de gestão da máquina de governo, hoje a cargo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, cujo titular é Guido Mantega.

Com a mudança, a pasta passará a ser denominada Ministério do Planejamento e Orçamento. Dirceu deverá cuidar de toda a gerência de pessoal do governo, o que, extra-oficialmente, ele já faz. Praticamente todas as nomeações para todos os escalões do governo Lula passam pela Casa Civil.

A alteração foi acertada hoje no Palácio do Planalto em uma reunião do chamado "núcleo duro" do governo, integrado por Dirceu e pelos ministros Antonio Palocci (Fazenda), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência), Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação do Governo), com Mantega e Lula.

Dirceu foi o principal negociador do governo durante as semanas que antecederam a reforma ministerial. Ele também teve papéis importantes nas conversas com o PMDB em 2003, que resultaram no apoio do partido para as reformas tributária e da Previdência pelo Congresso Nacional.

PMDB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou aos líderes do PMDB, no início desta tarde, que os ministérios da Previdência e da Comunicações vão mesmo ficar com o partido.

O Ministério das Comunicações será entregue ao líder do partido na Câmara, deputado Eunício Oliveira (CE). Ele substitui Miro Teixeira.

Segundo o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer, o nome do novo ministro da Previdência, que ocupará a vaga de Ricardo Berzoini, deve ser escolhido entre os senadores do partido. Os mais cotados são Garibaldi Alves (RN) e Maguito Vilella (GO).

"Evidentemente, o Ministério das Comunicações vai ser ocupado pelo deputado Eunício Oliveira. O presidente deverá anunciar logo mais tarde. Agora estamos indo para uma reunião no Senado, presidida pelo líder Renan Calheiros, para a escolha do nome da Casa para a Previdência. Vamos verificar de que maneira nós discutimos essa questão lá no Senado. O PMDB vai dar o nome".

Por telefone

Na manhã desta sexta-feira, Lula demitiu, por telefone, o ministro da Educação, Cristovam Buarque (PT), que está em férias em Portugal. Cristovam se juntaria à comitiva de Lula, que hoje à noite viaja para a Índia. Já convidado, também por telefone, Tarso Genro (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) será seu substituto.

O Ministério da Educação confirmou oficialmente a informação.

Ontem, o ministro se disse "surpreso" com a possibilidade de deixar o cargo e chegou a mostrar uma lista de convênios na área de educação que assinaria na viagem presidencial à Índia.

Leia mais
  • Wagner cederá cargo no Ministério do Trabalho para Berzoini
  • Governo oficializa Tarso Genro na Educação
  • Lula negocia possível demissão de Adauto com Alencar
  • Polícia apreende parte do dinheiro roubado de casal
  • Novo ministro das Comunicações é dono de emissoras de rádio

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página