Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2009 - 13h40

Corregedoria da Câmara vai sugerir exoneração de 23 suspeitos por venda de passagens

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A corregedoria da Câmara vai sugerir a exoneração de 23 servidores da Casa suspeitos de envolvimento no esquema de venda de passagens aéreas da cota dos parlamentares. Depois de dois meses de investigações em 45 gabinetes de deputados sobre a venda das passagens, a corregedoria viu indícios do envolvimento de parlamentares e servidores --mas ainda precisa aprofundar as investigações para tirar conclusões definitivas.

A corregedoria decidiu instalar comissão de sindicância para investigar os deputados Paulo Roberto (PTB-RS) e Eugênio Rabelo (PP-CE), suspeitos de envolvimento no esquema de venda das passagens aéreas da cota da Casa.

A comissão, que vai ser integrada por cinco deputados, também vai apurar se os deputados estão envolvidos em outras suspeitas de irregularidades, como mau uso da verba indenizatória.

O corregedor, deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), disse que não é possível adiantar se os parlamentares estão realmente envolvidos no esquema ilícito. "O relatório foi denso para evidenciar a participação de servidores. Mostra que havia a máfia de comercialização de passagens, mas é insuficiente para chegarmos à conclusão da participação de parlamentares", afirmou.

Durante as investigações, a corregedoria encontrou indícios de participação de 44 servidores nas fraudes. Desse total, 21 já foram exonerados, mas outros 23 ainda atuam na Câmara.

Parlamentares

Entre os deputados, a corregedoria encontrou suspeitas sobre Paulo Roberto e Rabelo, por isso decidiu criar uma comissão de sindicância para investigá-los. A comissão vai ser integrada pelos deputados Odair Cunha (PT-MG), Marcelo Ortiz (PV-SP), Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP), Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) e ACM Neto.

Além da sindicância, a corregedoria também vai realizar diligências para investigar a participação de outros parlamentares no esquema --entre eles Márcio Junqueira (DEM-RR), Roberto Rocha (PSDB-MA) e Raymundo Veloso (PMDB-BA). "Se no processo administrativo surgirem elementos sobre outros deputados, não há embargo para que sejam investigados", afirmou ACM Neto.

Os cinco deputados já procuraram a corregedoria para apresentar defesa. Todos alegaram inocência nas acusações de que teriam vendido sua cota de passagens aéreas para terceiros. Os nomes dos demais parlamentares suspeitos de envolvimento nas fraudes são mantidos em sigilo.

Ao final das investigações, se ficar comprovada a participação dos deputados nas fraudes, os casos serão remetidos ao Conselho de Ética da Câmara. A Casa não tem poderes para investigar a atuação de agências de turismo e empresas aéreas no esquema, mas não viu indícios de que a TAM esteja envolvida nas irregularidades. No final do processo, a corregedoria promete encaminhar pedido de investigação ao Ministério Público sobre as agências de turismo.

A investigação sobre a venda dos bilhetes teve início após o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e o ministro Eros Grau terem comprado cotas dos parlamentares sem saber. Ninguém foi punido até agora.

Comentários dos leitores
helio marinho (51) 22/01/2010 18h26
helio marinho (51) 22/01/2010 18h26
O inferno de Dantes(divina comedia) é o paraiso comparado ao STF,que ao pronuciar contra a não obrigatoriedade da profissão jornalistica,para aqueles que exercem tal profissão,fez com que apenas se copiem as questões sem conhecer os metodos em profundidade e extensão sua causas e seus efeitos;sendo assim,qualquer um pode dizer e ser qualquer coisa,pois,os instrumentos de aferimentos e de avalição não passam de meras formalidades legais sem utilidade pratica alguma,a balança é só um patuá,não tendo serventia nenhuma e o relogio é um amuleto de adoração aos deuses;ora,essas decisões são feitas de oblações aos extraterrestres,porque não tem conecções nenhuma com a realidade dos fatos das coisas terrenas;ao inves de obrigar que o SUS tenha a capacidade de antecipadamente diagnosticar provaveis complicações fetais,prefere suscitar o debate dos ainda não vivos,que na verdade deveria discutir a morte dos que estão vivos;quem é que pode levar a serio uma instituição assim,que não tem capacidade do porvir e que não interfere de maneira eficaz na erradicação definitiva da mazela sociais;se o mal é pago com a justiça,o que paga a justiça quando ela torna-se má;somente quando ela propria se tornar cruel e violenta consigo mesma,porque só assim vai aprender a sí temer,a sí respeitar e a sí conhecer. sem opinião
avalie fechar
Eduardo Giorgini (480) 12/01/2010 16h03
Eduardo Giorgini (480) 12/01/2010 16h03
"Dilma neles!"
Isso ai!
Dilma no Lula, Dilma no Delúbio, Dilma no mensalão, Dilma na Dilma ...
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Leucio Da Mota Barbosa (315) 10/01/2010 13h52
Leucio Da Mota Barbosa (315) 10/01/2010 13h52
O PIG ESTA ENTRANDO EM DESESPERO TOTAL !
OS SEUS GRANDES REPRESENTANTES SE CONTORCEM EM DORES , COM SUA LINGUAGEM AGRESSIVA E MENTIROSA .
SABEM PORQUE ? ESTÃO DESESPERADOS PORQUE SABEM QUE VÃO PERDER AS PROXIMAS ELEIÇÕES !
ESTES SÃO ALGUNS AUTENTICOS REPRESENTANTES DA FAUNA
DA IMPRENSA MARROM .
É PIG !
É PIG !
É PIG - É PIG -É PIG !
JABOR , MERVAL PEREIRA , MAINNARD " AQUELE DA VEJA" , BORIS CASOY , LUCIA HIPOLITO , BOECHAT , SARDENBERG .
ELES PENSAM QUE SÃO OS DONOS DA INFORMAÇÃO , E PENSAM QUE SÓ EXISTEM IMBECIS PARA ACREDITAREM NOS SEUS COMENTÁRIOS .
82 POR CENTO DOS BRASILEIROS E TODA IMPRENSA INTERNACIONAL , NÃO PODEM ESTAR ERRADOS E OS PIG CERTOS .
POR ISTO DILMA NELES !
4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1645)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página