Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2004 - 20h03

FHC considera "injuriosa" reportagem do "NYT", diz Aécio

Publicidade

da Agência Folha, em Belo Horizonte

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) considerou "injuriosa" a reportagem publicada pelo jornal "The New York Times", acerca dos rumores de supostos problemas alcoólicos do presidente Lula, disse hoje o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB).

O governador mineiro, que conversou duas vezes ontem com o antecessor de Lula, disse que o assunto com FHC foi sobre "algumas preocupações" que eles têm em relação ao país e à questão econômica nacional e emendou: "Mas ambos consideramos absolutamente injuriosa aquela matéria do [The] 'New York Times' que não ofende ao presidente da República, ofende ao país".

"O presidente Fernando Henrique também trocava idéias comigo sobre essa questão, e nós todos do PSDB vamos nos manifestar de forma muito veemente em solidariedade ao presidente."

"[Esse episódio] Deve ter o repúdio mais veemente e absoluto de todos nós, em particular, nós da oposição. Eu, de próprio punho, enviei um cartão de absoluta solidariedade ao presidente Lula, que eu conheço há muitos anos e tive a oportunidade de conviver em vários momentos", disse.

Segundo ele, "o presidente Lula pode ter outros defeitos, mas jamais algo no nível do que foi colocado naquela matéria". Aécio disse que esse episódio "faz acender a luz amarela de alerta" e "mostra que nós não temos, por parte dos Estados Unidos --nós estamos falando da mais importante publicação daquele país--, o respeito que um país como o Brasil precisa ter".

Ontem, a Embaixada dos EUA no Brasil afirmou que o pensamento do diário americano não reflete o pensamento do governo norte-americano.

Aécio defendeu "uma reação absolutamente veemente" por causa da "forma indigna com que trataram o presidente eleito do país". Disse que é "uma grande dose de preconceito que não podemos aceitar".

Leia mais
  • Governo cancela visto de correspondente do "NYT"
  • Expulsar jornalista é censura e perseguição, diz associação de correspondentes
  • Veja o que diz a lei sobre a situação jurídica do estrangeiro no país
  • Entenda o caso da reportagem do "NYT"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página