Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2004 - 12h22

Lula diz que irá propor a criação de centro de estudos de combate à pobreza

Publicidade

SILVIO NAVARRO
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu discurso de abertura da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), propôs a criação de um centro "irradiador de projetos e políticas inovadoras no combate à fome, à pobreza e aos gargalos do desenvolvimento". Sugeriu que o instituto leve o nome do economista Celso Furtado.

"Meu governo está disposto a prestar todo o apoio para construir uma fundação internacional de estudos e pesquisas com esses propósitos. Ajudaremos a construir uma nova agenda para o desenvolvimento em face dos desafios da globalização", disse.

Lula afirmou que "globalização não é sinônimo nem substituto de desenvolvimento, mas pode ser um instrumento de desenvolvimento, desde que os benefícios possam ser repartidos entre todos".

São Paulo

Ao abrir o evento na capital paulista, Lula disse que a escolha de São Paulo para sediar a Unctad deve-se ao fato de a cidade ser "uma das sínteses mais fortes do país". Disse que São Paulo é um centro de excelência e um dinâmico pólo industrial, comercial, cultural e de serviços.

Afirmou, entretanto, que a cidade expressa "muito profundamente nossas contradições sociais e a luta que travamos por um modelo eqüitativo e sustentável de desenvolvimento".

O governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), disse, na abertura do evento, que São Paulo é solo fértil para se plantarem idéias e que o desenvolvimento é o novo nome da paz. Além de Alckmin, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), também discursou e disse que sentia orgulho de abrigar o evento.

Integraram a mesa de inauguração do evento o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o presidente da Assembléia Geral da ONU, Julian Hunte, o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT), o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o secretário-geral da Unctad, Rubens Ricúpero, e o primeiro-ministo da Tailândia, Thatksin Shinawatra.

Especial
  • Veja especial sobre a 11ª Reunião da Unctad
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a Unctad em SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página