Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2004 - 21h27

Xavantes entram em terra indígena de MT

Publicidade

da Agência Folha, em Campo Grande

Algumas horas após decisão favorável do STF (Supremo Tribunal Federal), cerca de 450 índios xavante entraram na terça à noite na terra indígena Marãiwatsede, de 175,2 mil hectares, cuja demarcação foi reconhecida em dezembro de 1998 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

A área está localizada em Alto Boa Vista (1.100 km de Cuiabá), em Mato Grosso. Desde novembro de 2003, os xavantes estavam acampados, como se fossem sem-terra, às margens da rodovia BR-158 a 1 km da terra indígena.
O STF determinou anteontem que os índios dividam as terras com ao menos 700 posseiros até a Justiça decidir quem ficará com a área.

Segundo a Polícia Militar, os índios entraram na fazenda Caru, localizada dentro da área reivindicada pelos xavantes. Não há informação sobre confronto.

Desde 2001, o TRF (Tribunal Regional Federal), da 1ª Região em Brasília, mantinha a área com os posseiros e proibia a entrada dos índios.
Anteontem, o STF derrubou a decisão do TRF ao permitir que os índios voltem às terras de onde, segundo eles alegam, foram expulsos por fazendeiros em 1963.

No fim do mês passado, a tensão havia aumentado. Três crianças índias com menos de dois anos de idade morreram devido à poeira levantada por caminhões e carros na estrada onde ficava o acampamento.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre os índios Xavantes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página