Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2004 - 04h41

Folha sabatina candidatos a prefeito de SP

Publicidade

da Folha de S.Paulo

No dia 10 de setembro a Folha dará início a uma série de sabatinas com os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo.

No ciclo "Candidatos na Folha", os postulantes ao cargo de prefeito paulistano serão entrevistados, um a cada dia, por jornalistas da Folha e responderão também a perguntas da platéia.

A primeira candidata será Luiza Erundina, do PSB. No dia 13 será a vez de Paulo Maluf, candidato do PP, responder às perguntas dos jornalistas e dos eleitores. José Serra, do PSDB, será entrevistado no dia 14. Marta Suplicy, prefeita da cidade e candidata à reeleição, do PT, encerrará o ciclo, no dia 15.

Os quatro candidatos serão entrevistados por Clóvis Rossi e Gilberto Dimenstein, colunistas e membros do Conselho Editorial da Folha, Renata Lo Prete, editora do Painel, Nilson Camargo, editor responsável do jornal "Agora", e pelo psicanalista Contardo Calligaris, colunista da Ilustrada.

A candidata do PT à prefeitura, Marta Suplicy, disse considerar "importante" a participação em sabatinas. Para ela, o debate ocorre a todo momento durante a campanha. "É interessante, está tendo todo o tempo, tem debate, tem perguntas, tem gente perguntando, tem vocês [repórteres] o dia inteiro. Acho importante."

Para José Serra (PSDB), o confronto de idéias é útil para o processo eleitoral. "Acho sempre útil esse tipo de iniciativa. Há jornalistas preparados e vão fazer perguntas boas. Gosto disso. Considero importante para o processo eleitoral e para os leitores do jornal. É muito útil porque ajuda o confronto de idéias e para debater as propostas para São Paulo."

Paulo Maluf (PP) diz que os debates "são fundamentais, principalmente para aqueles que vão escolher, de maneira objetiva, o melhor prefeito". "Eu não me preparo para uma sabatina. Eu estou preparado há 37 anos. Estou na vida pública há 37 anos e tenho uma boa memória.

Conheço São Paulo melhor do que ninguém. O meu preparo é diário, eu estou preparado todos os dias."

Já para Luiza Erundina (PSB), a sabatina é mais "valiosa" que o próprio horário eleitoral gratuito por ser "mais espontânea". "O candidato é colocado frente a frente com indagações e tem que mostrar suas
propostas. Isso qualifica o debate", afirmou.

Cada sabatina terá duas horas de duração. Nos primeiros dez minutos, o candidato apresentará suas propostas. Nos 50 minutos seguintes, ele será entrevistado pelos jornalistas e, na última hora, responderá a perguntas do público, previamente enviadas a uma mesa que as selecionará.

Os encontros com os candidatos serão no Teatro Folha, no shopping Pátio Higienópolis (av. Higienópolis, 618, piso 2, São Paulo). Os eventos são gratuitos e abertos aos assinantes do jornal.

As sabatinas deste ano são a segunda edição do evento "Candidatos na Folha". Em agosto de 2002 foram sabatinados Luiz Inácio Lula da Silva, José Serra, Ciro Gomes e Anthony Garotinho, então candidatos à Presidência da República. Os postulantes ao governo do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), José Genoino (PT), Paulo Maluf (PP) e Antonio Cabrera (PTB) também foram entrevistados naquele mesmo mês. A primeira edição do ciclo encerrou-se, em 26 de agosto de 2002, com debate entre os três principais candidatos ao Senado por São Paulo, Aloizio Mercadante (PT), Romeu Tuma (PFL) e Orestes Quércia (PMDB).

Inscrições

Os interessados em participar podem se inscrever pelo telefone 0/xx/11/3224-7624, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, ou pelo e-mail candidatosnafolha@folha.com.br, a qualquer hora.

Ao se inscrever pelo telefone, o leitor deve informar seu código de assinante da Folha.

Para fazer a inscrição por e-mail é necessário enviar uma mensagem com o nome completo, o RG e o telefone, além do código de assinatura. Na mensagem deve constar também de qual evento o leitor quer participar. A senha será enviada por correio eletrônico. Não é possível fazer inscrições para terceiros.

Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre sabatina na Folha
  • Veja o especial de eleições
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página