Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2004 - 04h32

Lula visitará cidades que são cruciais para petistas

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

Após um tour pelas principais capitais petistas nos últimos dois meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem prevista na agenda mais uma maratona por cidades consideradas estratégicas para o PT nas eleições de outubro.

Somente na semana passada, as viagens feitas pelo presidente tiveram como destino cidades paulistas governadas pelo PT ou de interesse eleitoral para o partido: foram o caso de São Paulo e Piracicaba (interior paulista), governadas respectivamente pelos petistas Marta Suplicy e José Machado, e Osasco (Grande São Paulo).

Além de ser a cidade do presidente da Câmara dos Deputados, o petista João Paulo Cunha, que tem se empenhado pela eleição do deputado estadual Emídio de Souza, Osasco é um dos principais municípios da Grande São Paulo e um dos maiores colégios eleitorais do Estado.

O presidente deslocou-se de Brasília para Osasco, na sexta-feira, só para participar das comemorações de aniversário de uma fábrica. Emídio estava no evento.

Andanças

Para este mês, já estão previstas andanças tanto por cidades governadas pelo PT, como Campinas e Recife, quanto por aquelas onde candidatos apoiados pelo presidente têm exibido Lula como garoto-propaganda para se alavancarem nas pesquisas. É o caso de Manaus, por exemplo.

No próximo dia 18, na véspera do embarque a Nova York, o presidente deve passar mais uma vez pela capital paulista. Um dia antes, pretende dar um pulo em Recife, do petista João Paulo, candidato à reeleição.

Em Campinas, no dia 14, o presidente pode inaugurar nova ala do aeroporto de Viracopos. Os petistas querem emplacar na agenda outra visita do presidente pela cidade para dar uma força à candidatura do deputado federal petista Luciano Zica, que está em quarto lugar na disputa, de acordo com pesquisa Ibope realizada entre os dias 20 e 22 de agosto.

Segundo a pesquisa, registrada na 33ª Zona Eleitoral de Campinas sob o número 03/ 2004, Carlos Sampaio (PSDB) lidera com 32%, seguido por Dr. Hélio (PDT), 22%, Jonas Donizete (PSB), 9%, Luciano Zica (PT), 8%, e Fernando Quércia (PL), 3%. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais.

Cabos de peso

Num momento em que a economia está se reaquecendo, a visita do presidente e de ministros a redutos eleitorais torna-se cada vez mais disputada pelos candidatos, que se infiltram nos eventos de Lula devidamente aparados por seus fotógrafos e suas equipes de vídeo.

No dia 15, em Manaus, o presidente Lula pode se encontrar com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, numa rodada de negociações entre os dois países. A visita recebeu destaque no site de Vanessa Grazziotin, candidata do PC do B que tem o apoio do PT. No site dela, além da mensagem de apoio de Lula, há o destaque para a passagem do presidente por lá.

Das 11 capitais visitadas neste ano, seis são governadas pelo PT. Nos últimos dois meses, o presidente visitou as principais capitais petistas: além das recorrentes idas a São Paulo, esteve em Belo Horizonte, cujo prefeito Fernando Pimentel é candidato à reeleição, e, pela primeira vez no ano, em Porto Alegre, que tem como candidato o petista Raul Pont.

Especial
  • Veja o especial de eleições
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página