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08/09/2004
-
16h21
MILENA BUOSI
da Folha Online
Diante da polarização da disputa para prefeito de São Paulo, a campanha da prefeita Marta Suplicy (PT), que tenta a reeleição, tomará novos contornos. A 25 dias das eleições, o PT promoverá shows e intensificará o corpo-a-corpo colado à imagem de congressistas e do governo Lula.
Na prática, o PT já pensa na disputa do segundo turno contra o tucano José Serra e em como reverter a possível vantagem do adversário nessa fase, como apontam as pesquisas eleitorais.
De acordo com o Datafolha, a rejeição à candidatura de Marta caiu quatro pontos percentuais na última sondagem, mas ainda é alta. Em agosto, 30% dos entrevistados desaprovaram seu nome.
"Vamos derrotá-lo [Serra] no segundo turno. Vamos entrar no segundo turno com a campanha crescendo, e vamos fazer uma grande disputa aqui em São Paulo com o tucanato", disse o presidente do PT, José Genoino.
Em outra via, a campanha de Marta tentará emplacar a idéia de que há uma dissonância entre o discurso do candidato tucano, José Serra, e os vereadores da sigla na Câmara. Um dos argumentos será que Serra admite dar continuidade ao bilhete único e a outros projetos de Marta, mas os vereadores tucanos votaram contra as propostas.
A disputa polarizada entre Marta e Serra foi constatada pelas últimas pesquisas eleitorais. Segundo o Datafolha, Marta tem 34% das intenções de voto, contra 30% de Serra. O terceiro colocado, Paulo Maluf (PP), tem 16%. No Ibope, a dianteira se inverte: Serra tem 34%, e Marta, 30%.
Corpo-a-corpo
A estratégia de levar a campanha para a rua, que visa rebater as críticas de Serra, começou nesta quarta-feira, em dois turnos.
Primeiro, a prefeita visitou um terminal na zona sul e percorreu o Passa Rápido Parelheiros-Rio Bonito-Santo Amaro. Desceu do ônibus, parou numa padaria e carregou uma criança no colo. "Se eles [adversários] acompanhassem a minha vida política, eles saberiam que eu adoro isso [corpo-a-corpo]", disse.
Mais tarde, foi a vez do presidente do PT, José Genoino, comandar uma caminhada no centro da cidade com candidatos a vereador pela sigla.
"A idéia é colocar em cada lugar uma liderança conhecida para o corpo-a-corpo. A campanha visual na televisão está indo muito bem. Como o PT tem muitas lideranças conhecidas, o [Eduardo] Suplicy, [Aloizio] Mercadante, deputados federais, a idéia é fazer esse corpo-a-corpo no sentido de massificar mais ainda a campanha", disse.
"Nessa reta final, agora de setembro, a idéia é continuar crescendo para entrar no segundo turno com pique de crescimento", completou.
O evento reuniu cerca de 250 pessoas, segundo estimativa da GCM (Guarda Civil Metropolitana). O site da campanha de Marta, anunciava, às 10h27, que a expectativa era reunir 800 militantes.
"[Foi] uma caminhada que chamamos sexta-feira à noite, e teve o feriado na terça, sábado e domingo, com esse número de militantes aqui... Meu lema é: 50 militantes e dez bandeiras em qualquer cidade faço campanha", afirmou.
Entre os presentes, a maioria carregava bandeiras dos postulantes à Câmara Municipal. Alguns, sequer sabiam identificar o organizador do evento, José Genoino.
Uma militante contratada para distribuir panfletos arriscou: "É um barbudo bonitão". Outro, primeiro disse tratar-se de um vereador. Depois, concluiu: "É o vice da Marta".
Clima
A caminhada, que saiu da praça Antônio Prado, durou cerca de 40 minutos. Genoino, o mais animado, com um microfone nas mãos, elogiou a administração de Marta e pediu votos aos lojistas.
Na rua Direita, um grupo de músicos que tocava para ganhar dinheiro foi abordado por Genoino, pelo senador Eduardo Suplicy e pelo candidato a vereador Paulo Teixeira que, abraçados, cantaram e sambaram, ao ritmo de "Deixa a Vida me Levar", de Zeca Pagodinho.
Suplicy segurou o microfone para que um dos músicos, que se apresentou como "Jorge do Pagodinho", cantasse e tocasse seu cavaquinho.
No final da música, Genoino deu ao grupo três estrelas vermelhas, de plástico, símbolo do PT, e disse: "Quem puder dar uma contribuiçãozinha aqui..."
Ministros
A campanha de Marta também deverá ganhar o apoio de ministros do governo Lula, que neste final de semana cumpriram extensa agenda em outros Estados do país.
"Os ministros vão fazer campanha fora do expediente. Vários fizeram no fim de semana fora de Brasília, na sexta à noite, no sábado e domingo, é a orientação do governo. O PT tá azeitado para ganhar a eleição", disse Genoino.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre José Serra
Leia o que já foi publicado sobre José Genoino
Leia o que já foi publicado sobre o bilhete único
Veja o especial de eleições
Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
PT leva campanha de Marta para a rua para reverter rejeição no 2º turno
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da Folha Online
Diante da polarização da disputa para prefeito de São Paulo, a campanha da prefeita Marta Suplicy (PT), que tenta a reeleição, tomará novos contornos. A 25 dias das eleições, o PT promoverá shows e intensificará o corpo-a-corpo colado à imagem de congressistas e do governo Lula.
Na prática, o PT já pensa na disputa do segundo turno contra o tucano José Serra e em como reverter a possível vantagem do adversário nessa fase, como apontam as pesquisas eleitorais.
De acordo com o Datafolha, a rejeição à candidatura de Marta caiu quatro pontos percentuais na última sondagem, mas ainda é alta. Em agosto, 30% dos entrevistados desaprovaram seu nome.
"Vamos derrotá-lo [Serra] no segundo turno. Vamos entrar no segundo turno com a campanha crescendo, e vamos fazer uma grande disputa aqui em São Paulo com o tucanato", disse o presidente do PT, José Genoino.
Em outra via, a campanha de Marta tentará emplacar a idéia de que há uma dissonância entre o discurso do candidato tucano, José Serra, e os vereadores da sigla na Câmara. Um dos argumentos será que Serra admite dar continuidade ao bilhete único e a outros projetos de Marta, mas os vereadores tucanos votaram contra as propostas.
A disputa polarizada entre Marta e Serra foi constatada pelas últimas pesquisas eleitorais. Segundo o Datafolha, Marta tem 34% das intenções de voto, contra 30% de Serra. O terceiro colocado, Paulo Maluf (PP), tem 16%. No Ibope, a dianteira se inverte: Serra tem 34%, e Marta, 30%.
Corpo-a-corpo
A estratégia de levar a campanha para a rua, que visa rebater as críticas de Serra, começou nesta quarta-feira, em dois turnos.
Primeiro, a prefeita visitou um terminal na zona sul e percorreu o Passa Rápido Parelheiros-Rio Bonito-Santo Amaro. Desceu do ônibus, parou numa padaria e carregou uma criança no colo. "Se eles [adversários] acompanhassem a minha vida política, eles saberiam que eu adoro isso [corpo-a-corpo]", disse.
Mais tarde, foi a vez do presidente do PT, José Genoino, comandar uma caminhada no centro da cidade com candidatos a vereador pela sigla.
"A idéia é colocar em cada lugar uma liderança conhecida para o corpo-a-corpo. A campanha visual na televisão está indo muito bem. Como o PT tem muitas lideranças conhecidas, o [Eduardo] Suplicy, [Aloizio] Mercadante, deputados federais, a idéia é fazer esse corpo-a-corpo no sentido de massificar mais ainda a campanha", disse.
"Nessa reta final, agora de setembro, a idéia é continuar crescendo para entrar no segundo turno com pique de crescimento", completou.
O evento reuniu cerca de 250 pessoas, segundo estimativa da GCM (Guarda Civil Metropolitana). O site da campanha de Marta, anunciava, às 10h27, que a expectativa era reunir 800 militantes.
"[Foi] uma caminhada que chamamos sexta-feira à noite, e teve o feriado na terça, sábado e domingo, com esse número de militantes aqui... Meu lema é: 50 militantes e dez bandeiras em qualquer cidade faço campanha", afirmou.
Entre os presentes, a maioria carregava bandeiras dos postulantes à Câmara Municipal. Alguns, sequer sabiam identificar o organizador do evento, José Genoino.
Uma militante contratada para distribuir panfletos arriscou: "É um barbudo bonitão". Outro, primeiro disse tratar-se de um vereador. Depois, concluiu: "É o vice da Marta".
Clima
A caminhada, que saiu da praça Antônio Prado, durou cerca de 40 minutos. Genoino, o mais animado, com um microfone nas mãos, elogiou a administração de Marta e pediu votos aos lojistas.
Na rua Direita, um grupo de músicos que tocava para ganhar dinheiro foi abordado por Genoino, pelo senador Eduardo Suplicy e pelo candidato a vereador Paulo Teixeira que, abraçados, cantaram e sambaram, ao ritmo de "Deixa a Vida me Levar", de Zeca Pagodinho.
Suplicy segurou o microfone para que um dos músicos, que se apresentou como "Jorge do Pagodinho", cantasse e tocasse seu cavaquinho.
No final da música, Genoino deu ao grupo três estrelas vermelhas, de plástico, símbolo do PT, e disse: "Quem puder dar uma contribuiçãozinha aqui..."
Ministros
A campanha de Marta também deverá ganhar o apoio de ministros do governo Lula, que neste final de semana cumpriram extensa agenda em outros Estados do país.
"Os ministros vão fazer campanha fora do expediente. Vários fizeram no fim de semana fora de Brasília, na sexta à noite, no sábado e domingo, é a orientação do governo. O PT tá azeitado para ganhar a eleição", disse Genoino.
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