Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2004 - 17h44

Serra visita creche cuja ampliação foi negada pelo Estado

Publicidade

CAIO JUNQUEIRA
da Folha Online

O candidato a prefeito de São Paulo pelo PSDB, José Serra, visitou nesta quarta-feira a creche Jardim Elisa Maria, na Brasilândia (zona norte de SP), conveniada com o governo estadual e cuja ampliação foi negada pelo Estado, governado por Geraldo Alckmin, também do PSDB.

No dia 23 de outubro de 2003, a direção da creche encaminhou um ofício a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, em que foi pedida a ampliação do convênio de forma que mais 20 crianças pudessem ser atendidas pela creche. Hoje, o atendimento total é de 100 crianças.

"Estamos solicitando essa meta de atendimento [de 100 para 120] do bairro, pois as famílias são de baixa renda, com um número de desempregados sem moradia fixa, geralmente morando em condições precárias, porém as crianças ficam na rua. O espaço físico da creche é adequado para o atendimento solicitado e nossa demanda é grande", diz o ofício.

Apesar da demanda da creche de 300 crianças, o pedido não foi atendido pelo Estado. Segundo a diretora, Suelene Santos, houve uma resposta verbal em dezembro do ano passado, em que afirma que a preferência da secretaria era de atender "creches novas".

"Eles disseram que dão preferência de ampliar creches que estão começando. Preferem atender creches novas, mas eu tenho espaço físico para atender essas 20 crianças", disse.

De acordo com ela, o custo mensal de cada criança é de R$ 200, dos quais R$ 187 são financiados pelo Estado e o restante, obtido pela instituição por meio de eventos e doações.

O cônego Noé Rodrigues, responsável pela Obra Assistencial Nossa Senhora do Ó, que cuida de outras sete creches além da do Jardim Elisa Maria --uma conveniada com o governo do Estado e outras seis com a prefeitura-- entregou a Serra uma cópia do ofício enviado em outubro ao Estado. O tucano disse que iria encaminhar o pedido.

Outro lado

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, disse que no ano passado teve início uma negociação com a prefeitura para a municipalização das 45 creches mantidas pelo governo do Estado na cidade.

O atendimento à solicitação da creche Jardim Elisa Maria, de acordo com ela, foi feito durante as negociações, o que impedia o Estado de aumentar o número de vagas.

Como o processo de municipalização foi interrompido, segundo ela, porque a prefeitura desistiu de municipalizar as creches, a secretária afirmou que eventuais novos pedidos serão analisados novamente.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Serra
  • Veja o especial de eleições
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página