Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2004 - 14h02

Serra diz que Orçamento Participativo de Marta é "marketing"

Publicidade

CAIO JUNQUEIRA
da Folha Online

O candidato a prefeito do PSDB, José Serra, disse hoje que o programa Fome Zero, do governo Lula "não existe na prática". A crítica foi feita quando o tucano comentava o Orçamento Participativo implantado pela gestão Marta Suplicy (PT).

"Orçamento Participativo é puro marketing. É uma espécie de Fome Zero. Uma coisa que não existe na prática. O meu orçamento vai ser participativo de verdade e não a demagogia que é hoje", disse, durante sabatina promovida pelo jornal "Diário de S. Paulo" na Câmara Municipal.

O Orçamento Participativo implantado pela prefeita é um método de gestão no qual a sociedade organizada escolhe as obras prioritárias.

Serra questionou ainda onde estariam os 10 milhões de empregos prometidos por Lula durante a campanha eleitoral de 2002 e negou que haja qualquer relação entre as declarações da atriz Regina Duarte no horário eleitoral tucano daquele ano, quando disse ter "medo" de uma vitória de Lula, e as afirmações de Marta de que uma vitória de Serra geraria uma crise política no país.

"A Regina Duarte é uma pessoa que deu opinião. E convenhamos, quando vemos a Ancine [Agência Nacional do Cinema], Conselho Federal de Jornalismo, [vemos que] são tentativas de manipular a opinião pública", disse.

Os projetos de criação do Conselho Federal de Jornalismo e da Ancine, propostos pelo governo federal, recebeu críticas da oposição de que haveria um intuito de censura da imprensa e da produção cultural, respectivamente.

Intenção

Após a sabatina, Serra disse que não houve intenção de fazer as críticas, uma vez que apenas respondeu às perguntas dos entrevistadores.

"Eu não tomei iniciativa de fazer nenhuma crítica, apenas respondi a perguntas no contexto do debate. Se estou numa entrevista, não posso me furtar de deixar de responder a perguntas que tenham a ver com o quadro nacional."

O tucano, no entanto, disse não ter visto melhora no governo Lula em relação à gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). "Eu não vi. melhora com relação ao governo anterior. O desemprego ainda é maior e o crescimento não é maior do que a média dos dois primeiros anos do governo Fernando Henrique."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Orçamento Participativo
  • Leia o que já foi publicado sobre Marta Suplicy
  • Leia o que já foi publicado sobre José Serra
  • Veja o especial de eleições
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página