Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2009 - 12h59

Lula diz que Senado vai aceitar Venezuela no Mercosul

Publicidade

da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que o Senado brasileiro aprovará o ingresso da Venezuela no Mercosul, em sessão marcada para amanhã (9).

A afirmação foi feita durante discurso na reunião de Cúpula do bloco econômico, que ocorre em Montevidéu. No Senado, porém, o projeto gera controvérsias e aguarda há mais de um mês para ser votado.

Na semana passada, os líderes partidários assumiram compromisso de apreciar a matéria nesta quarta-feira, No entanto, segundo o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), o acordo não trataria do mérito.

A declaração de Lula provocou risos na mesa da Cúpula por causa das várias vezes que a votação da pauta foi adiada no Senado. "A adesão da Venezuela agrega escala e complementa nosso bloco", disse aos presidentes dos países do Mercosul e da Venezuela, além de representantes dos demais países associados ao bloco.

O presidente também disse acreditar que o Mercosul precisa ter cada vez mais representatividade no cenário internacional.

"Temos todas as condições de ser um núcleo de integração e de desenvolvimento sustentável. Dispomos da maior reserva agrícola do mundo. Somos um dos principais polos mundiais de produção de veículos. Somos também uma potência energética em expansão, com tecnologias avançadas na área das energias limpas e renováveis."

Lula disse que é preciso avançar em pontos como o fim da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum e superar divergências conjunturais, para "atacar de frente as assimetrias" existentes entre os países do bloco.

O presidente ainda defendeu o aprimoramento do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul e o fortalecimento institucional do bloco econômico, com a eleição direta para representantes do Parlamento do Mercosul e a criação do Instituto Social do Mercosul.

Lula ainda falou sobre a crise econômica internacional e disse que o Brasil reagiu bem à crise. "Em 2010, vamos crescer pelo menos 5%. Reagimos à crise com mais produção, mais emprego, maior combate às desigualdades."

Comentários dos leitores
O agradecimento de Chávez a Lula e ao congresso pela entrada no Mercosul na realidade é um pedido de socorro. Ele está destruindo a Venezuela e precisa de tudo que puder conseguir para se salvar. Neste ponto podemos agradecer a Lula a traição a todo seu programa eleitoral, porque se cumprisse o que dizia ser suas convicções, estaríamos hoje na situação dos venezuelanos. Mas ele sabia o que fazia: seu discurso era para açambarcar o poder. Agora o plano é colocar Dilma como laranja até 2014, voltar e proclamar-se Lula Vargas. Seus radicais são controlados com concessões pró-forma, como esse plano ideado para não acontecer e cuja discussão ele irá prolongar até a eleição em que poderá concorrer. O século 20 passou, mas não passou o caudilhismo, um anacronismo só possível devido a nosso atraso econômico e político, com uma democracia nominal, mas na realidade o eterno poder discricionário de todos os mandatários do Brasil. atraso que muitos combatem, mas com poucas possibilidades de derrota a curto prazo. sem opinião
avalie fechar
alexandre bakunin (350) 10/01/2010 20h16
alexandre bakunin (350) 10/01/2010 20h16
Deu no jornal:
Chávez põe Exército para fiscalizar preços e ameaça confiscar lojas
~~~~~~~~~~
Sarney, Sarney, corre lá. Nessa estória de caçar boi no pasto e arregimentar fiscalas você é campeão !
Vamos vender tecnologia do congelamento de preços.
Ei, ei, sindicalistas brasilenhos, vão pra lá também para ensinar os empresarios de lá como comprar greves trabalhistas até que o congelamento termine. Nisso também somos experts.
Lembro-me das inúmeras taxas de câmbio que "inventamos". Dolar café, dólar petróleo, dolar turismo, dólar cabo, dólar papel de imprensa.
Viche.
sem opinião
avalie fechar
alexandre bakunin (350) 10/01/2010 11h28
alexandre bakunin (350) 10/01/2010 11h28
É, Hugo Tchavez, (o deles)...
Você siferrô. Que baita inflação, hein ?
Cadê o petróleo que tanta grana lhe trouxe ?
Cadê a fanfarronice ?
~~~~~~~~~~
Palhaço - (Herivelto Martins e Benedito Lacerda)
"Eu assisti de camarote o teu fracasso
Palhaço, palhaço
Quem gargalha demais,
Sem pensar no que faz
Quase nunca termina em paz.
No livro de registros desta vida
Numa página perdida
O seu nome há de ficar
Registram-se fracassos,
Esquecem-se os palhaços
Que o mundo continua a gargalhar"
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (193)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página