Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2004 - 18h44

Mentor pode recorrer a STF para votar relatório final da CPI do Banestado

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

Depois de muita discussão ficou sem acordo o encerramento dos trabalhos da CPI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Banestado. O relator, deputado José Mentor (PT-SP) promete recorrer à Justiça para garantir a votação do seu relatório.

Mentor ainda não decidiu ainda quais os mecanismos irá usar para reverter o encerramento dos trabalhos da CPI, mas adiantou que quer tentar resolver a questão internamente. Se não for possível, o deputado pode até recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ver seu parecer votado.

Já o presidente da Comissão, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), vai encaminhar ao Ministério Público o relatório final de Mentor e o seu voto em separado.

Guerra de indiciamentos

Uma verdadeira guerra de indiciamentos se travou nos últimos dias dentro da CPI do Banestado.

Enquanto Mentor pediu o indiciamento do ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco, Antero Paes de Barros, em seu relatório alternativo, pede o indiciamento do atual presidente do BC, Henrique Meirelles, e do ex-presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb.

Para Antero Paes de Barros, José Mentor tentou obstruir a votação do relatório final da CPI devido ao conteúdo do seu voto em separado.

A guerra entre Mentor e Antero foi declarada ainda no ano passado. Os dois se acusaram mutuamente, entre outras coisas, de vazamento das informações sigilosas em poder da CPI.

Irritado com a posição dos petistas que afirmaram ser ilegal sua decisão de encerrar a CPI, Paes de Barros também acusou o PT de tentar proteger o ex-presidente da Transbrasil, Antônio Celso Cipriani, que seria um dos principais doadores da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais
  • CPI do Banestado é encerrada sem votação do relatório final

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI do Banestado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página