Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2004 - 17h03

Serra extingüe Segurança Urbana e anuncia novos nomes de seu governo

Publicidade

CAIO JUNQUEIRA
da Folha Online

O prefeito eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), anunciou na tarde desta quarta-feira a extinção da Secretaria de Segurança Urbana, além de apresentar outros nove integrantes do seu futuro governo.

Um deles, Eduardo Jorge, 55, foi secretário de Saúde na gestão da prefeita Marta Suplicy (PT). Ex-petista, hoje filiado ao PV, ele comandará a Secretaria de Verde e Meio Ambiente.

Ele foi a alternativa encontrada por Serra para contemplar o PV com um cargo, já que o partido o apoiou no segundo turno das eleições.

No lugar da Secretaria de Segurança, criada por Marta, será instalada uma coordenadoria para a área, que será diretamente ligada à Secretaria de Governo e ao gabinete do prefeito.

Com as indicações de hoje, Serra concluiu o seu secretariado. Além de Eduardo Jorge, ele também apresentou hoje Orlando de Almeida (Habitação), Maria Helena de Andrade Orth (Serviços), Helena Maria Gasparian (Relações Internacionais), Mara Gabrilli (Portadores de Deficiência) e Caio Luiz de Carvalho (Anhembi Turismo --empresa municipal de turismo).

Além desses nomes, foram anunciados outros três. O administrador de empresas Andrea Matarazzo, 48, foi confirmado para assumir a Subprefeitura da Sé. Amigo pessoal do prefeito eleito, ele foi secretário de Comunicação no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e já foi embaixador do Brasil na Itália.

O ex-ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) José Gregori será o futuro presidente da Comissão de Direitos Humanos, hoje comandada pelo vice-prefeito Hélio Bicudo (PT).

O vereador tucano Gilberto Natalini, 52, eleito pelo PSDB para exercer o segundo mandato, comandará a Secretaria Especial de Participação e Parceria, responsável pela interligação da prefeitura com setores da sociedade civil, como jovens, idosos e terceiro setor.

Embora tenha anunciado, logo após a eleição, que iria extingüir a pasta de Relações Internacionais, Serra afirmou que reavaliou a decisão com a equipe de transição e decidiu manter o órgão como secretaria de governo.

Biografias

O presidente do Sciesp (Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado), Orlando de Almeida, comandará a pasta de Habitação. Ele é advogado e empresário do ramo imobiliário.

Almeida foi o segundo nome indicado pelo PFL, partido do vice de Serra, Gilberto Kassab. O primeiro foi Aristodemo Pinotti, nomeado para a Educação.

O novo presidente da Anhembi Turismo, Caio Luiz de Carvalho, 53, é formado em direito pela USP. Ele chefiou a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) entre janeiro de 1995 e fevereiro de 2002, na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Em seguida, assumiu a pasta de Esportes e Turismo.

Atualmente, ele é proprietário de uma consultoria na área de turismo e é professor de gestão pública e privada em turismo e gestão de negócio turístico e planejamento local na FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Mulheres

A publicitária e psicóloga Mara Gabrilli, 37 --tetraplégica há dez anos-- chefiará a nova secretaria exclusivamente destinada ao deficiente físico. Candidata derrotada à Câmara paulistana neste ano, ela se dedica à causa dos deficientes desde o acidente que tirou sua mobilidade em agosto de 1994, na serra de Taubaté. Ela é Fundadora da ONG Projeto Próximo Passo.

Casada com o deputado Arnaldo Jardim (PPS), Helena Maria Gasparian, 50 --futura secretária de Relações Internacionais-- é diplomata há 20 anos. Formada em história, já cumpriu missões em diversos países, como Bolívia, Irã e Estados Unidos.

A engenheira química Maria Helena de Andrade Orth foi gerente da área de resíduos sólidos da Cetesb e participou da implementação do pólo petroquímico de Camaçari, na Bahia. Ela, que ocupará a pasta de Serviços --responsável pela limpeza urbana da cidade-- é a atual presidente da Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Sólidos.

Leia mais
  • No primeiro escalão, Serra fez pelo menos cinco indicações "políticas"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Serra
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página