Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2005 - 13h00

Papa aceita renúncia de dom Mauro Morelli

Publicidade

TATHIANA BARBAR
da Folha Online

O papa João Paulo 2º aceitou nesta quarta-feira a renúncia do bispo da diocese de Duque de Caxias (RJ), dom Mauro Morelli, um dos criadores do programa Fome Zero.

Em carta enviada para o papa em maio do ano passado, dom Mauro afirmava que queria se dedicar a projetos pessoais, como o combate à desnutrição.

Sérgio Lima/Folha Imagem
Dom Mauro Morelli
Dom Mauro Morelli
Para sucedê-lo, o papa nomeou dom José Francisco Rezende Dias, bispo auxiliar na Arquidiocese de Pouso Alegre, em Minas Gerais.

Dom José Francisco nasceu em Brazópolis (MG), em 2 de abril de 1956. Foi ordenado sacerdote em 10 de novembro de 1979.

Ele tem especialização em Teologia espiritual pelo Pontifício Instituto Teresianum de Roma e pelo Instituto Teológico do Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté, São Paulo.

Dom José Francisco foi sagrado bispo no dia 2 de junho de 2001, no Ginásio Municipal de Pouso Alegre.

Dom Mauro

Dom Mauro foi ordenado sacerdote em 1965. Em 1974, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo onde permaneceu até 1981. Em maio deste mesmo ano, foi nomeado pelo papa bispo da diocese de Duque de Caxias no Estado do Rio, onde permaneceu até hoje.

Em 19 de julho de 2003, dom Mauro sofreu um acidente de carro na BR-381 (rodovia Fernão Dias). O bispo, que sofreu fraturas e teve órgãos perfurados, ficou em estado grave e em coma induzido por mais de um mês.

Dom Mauro participou este ano do desfile da escola de samba Águia de Ouro, no sambódromo do Anhembi (zona norte de São Paulo).

A escola teve como tema a desigualdade social. A letra do samba foi inspirada em um texto escrito por dom Mauro, que estava no último carro alegórico.

Leia mais
  • Dedicação a projetos pessoais motivou renúncia de dom Mauro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre dom Mauro Morelli
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página