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19/01/2010 - 09h25

Em ano eleitoral, Serra lança novo slogan para exaltar obras

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CATIA SEABRA
da Folha de S.Paulo

O governo de São Paulo lançará, nos próximos cinco meses, uma série de campanhas publicitárias para prestação de contas dos três anos de administração José Serra. Para a reta final do governo, a Secretaria de Comunicação de São Paulo também estuda a substituição de seu slogan. No lugar do "Trabalhando por você", deverá levar ao ar a assinatura "Um Estado cada vez melhor".

Encomendada às três agências encarregadas pela comunicação do governo --a Lua Branca, a Adag e a Contexto-- a nova marca ainda é objeto de avaliação dentro do governo.

A adoção de uma nova assinatura serviria para delimitar a atual fase de comunicação, de apresentação de todas as ações.

O Metrô será a primeira empresa do Estado a exibir uma campanha segundo o novo modelo. Elaborada pelo publicitário Duda Mendonça --da Duda Mendonça Associados--, a prestação de contas do Metrô deverá ser veiculada até o fim deste mês, a nove meses da eleição presidencial.

A decisão de concentrar a propaganda num balanço da gestão Serra também foi imposta pelo calendário eleitoral. O prazo ainda não foi fixado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas, pelas regras eleitorais, a partir de julho fica proibida a veiculação de propaganda institucional.

Após a desistência do governador de Minas, Aécio Neves (MG), Serra é o único potencial candidato do PSDB à Presidência da República.

Por orientação do Palácio dos Bandeirantes, as agências de publicidade contratadas pelo Estado dedicarão as novas campanhas ao balanço de suas ações. Para evitar coincidência de datas, a Secretaria de Comunicação determinou ainda que as agências apresentem o cronograma programado para exibição de suas peças.

Segundo publicitários contratados pelo governo, a recomendação é que as agências tenham autonomia para criação das peças, desde que obedeçam à diretriz do Palácio.

Para o ano eleitoral de 2010, o Orçamento do Estado com publicidade é de R$ 204 milhões, 34% menor do que a dotação do ano passado (de R$ 313,3 milhões).

Segundo a legislação, em ano eleitoral, o gasto de uma administração com publicidade não pode exceder a média dos três anos anteriores.

Pulverização

A padronização das campanhas contraria a política de comunicação praticada pelo até agora pelo governo Serra. Nos últimos três anos, o Estado optou pela descentralização de sua propaganda.

Ao lado das agências tradicionalmente associadas ao tucanato --como a Lua Branca, criada pelo jornalista Luiz Gonzalez, e a Nova S/B, de João Roberto Vieira da Costa-- estão, além de Duda Mendonça, a Matisse, de Paulo de Tarso Santos, a MPM, de Nizan Guanaes, e a Propeg, de Fernando Barros.

Coordenador da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 e alvo do escândalo do mensalão, Duda detém uma conta de R$ 14 milhões semestrais com o Metrô.

Um dos responsáveis pela comunicação do governo Lula, Paulo de Tarso assina a publicidade da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), em contrato semestral de R$ 8,2 milhões. Idealizadora da campanha passada do governo Lula --"Sou brasileiro, não desisto nunca"-- a Lew, Lara e Propaganda tem contas hoje com a Sabesp que superam R$ 18 milhões semestrais.

De 2008 para cá, o governo de São Paulo abriu dez licitações para contratação de agências. Em alguns casos, como a Fundação Casa (R$ 5 milhões por semestre) e a Fundação Florestal (outros R$ 5 milhões semestrais), a contratação de agência própria foi inédita.

No fim do ano passado, por exemplo, a Secretaria de Fazenda contratou agência para campanha de R$ 17 milhões, por um período de seis meses, para a divulgação da Nota Fiscal Paulista. De fevereiro a julho, essas agências seguirão a mesma orientação, saída do Palácio, de divulgação das ações do governador.

Comentários dos leitores
petra fan (32) 02/02/2010 21h26
petra fan (32) 02/02/2010 21h26
o sindicato que está no poder passou 20 anos jurando que queria governar para mudar "tudo isso que está aí".
hoje, tem uma escumalha a compor sua base de governo, institutos de pesquisa amigos que lhe conseguem amostras sortudas, e uma tropa de tonton macoutes a demonstrar sua verve "democrática" na internet.
é impressionante.
sem opinião
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Claudio Rocha (434) 02/02/2010 20h00
Claudio Rocha (434) 02/02/2010 20h00
Quando governo é atuante os desastres provocados pela natureza são diminuidas. O que ocorre em SP com as enchentes é igual ao que ocorreu no governo Bush em New Orleans, USA, com o KATRINA. onde o governo, todos sabiam a quem defendia e a quem representava. O que permitiu que um fenomeno da natureza devastasse a cidade, mostrando o sofrimento e a miseria que os poderosos tanto se empenham em esconder....São Paulo uma cidade triste, população se sente abandonada por aqueles no qual confiou seu voto.... Esse deveria ser o lema do PSDB: Brasil um Pais para poucos 5 opiniões
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Você sabia que no Paraguai (que não tem nenhum poço de petróleo) a gasolina custa R$ 1,45 o litro e sem adição de álcool . Na Argentina, Chile e Uruguai que juntos (somados os 3) produzem menos de 1/5 da produção brasileira, o preço da gasolina gira em torno de R$ 1,70 o litro e sem adição de álcool. Você sabia, que já desde o ano de 2007 e conforme anunciado aos "quatro ventos" pelo LULA e sua Ministra DILMA... o Brasil já é AUTO-SUFICIENTE em petróleo e possui a TERCEIRA maior reserva de petróleo do MUNDO.
Realmente, só tem uma explicação para pagarmos R$ 2,67 o litro: a GANÂNCIA do Governo com seus impostos e a busca desenfreada dos lucros exorbitantes da nossa querida e estimada estatal brasileira que refina o petróleo por ela mesma explorado nas "terras tupiniquins", então o "velho PT", lembram-se deles, quando oposição???Vão ao MP,contra o Serra devido as enchentes........e dá para entender???
8 opiniões
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