Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2005 - 15h30

Denúncias contra Meirelles são "repetidas", diz diretor do BC

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O diretor de Normas do Banco Central, Sérgio Darcy, afirmou hoje que as denúncias contra o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, "não tem base" e que o mercado "não foi abalado".

Nesta semana, o procurador-geral da República, Claudio Fonteles, pediu para o STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de inquérito e a quebra do sigilo fiscal de Meirelles para apurar uma possível remessa de R$ 1,65 bilhão para o exterior.

"O mercado já começou a absorver que essas notícias parecem ondas, vêm e voltam, são as mesmas, repetidas, não há nenhuma preocupação", afirmou Darcy.

Autonomia

Questionado se a série de denúncias poderia atrapalhar a aprovação da autonomia do Banco Central, Darcy afirmou que essa discussão cabe ao Congresso Nacional.

Segundo o diretor, esse é um trabalho "técnico" que tem sido desenvolvido pelo ministro Antonio Palocci (Fazenda) na tentativa de mostrar que os países com BC autônomo conseguiram praticar taxas de juros menores.

Darcy disse que o recrudescimento desse tipo de notícia serve como desestímulo ao ingresso no setor público de "pessoas qualificadas".

Leia mais
  • Ministro do STF aprova investigação de Meirelles; só plenário pode barrar

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Henrique Meirelles
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página