Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2005 - 19h05

Ratzinger não deve ser "papa viajante", diz representante do Vaticano

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

O arcebispo dom Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico (representante) do Vaticano no Brasil, avaliou hoje que as viagens internacionais talvez sejam menos freqüentes durante o papado de Bento 16.

"Estamos acostumados com um papa viajante. Este tem 78 anos. Não sei se terá energia de visitar todo o mundo como fez João Paulo 2º", disse ele.

João Paulo 2º foi consagrado papa quando tinha 58 anos. Já o cardeal alemão Joseph Ratzinger completou 78 anos no último sábado.

Na avaliação do núncio, Ratzinger irá conservar o que é essencial para a doutrina da Igreja Católica, mas saberá enfrentar a atual realidade.

"Tem que conservar. Manter o que é essencial para a doutrina da Igreja", disse ele.

Por essa razão, segundo o núncio, não se pode dividir a Igreja em categorias políticas e ideológicas, como conservadores e progressistas, já que a doutrina é a mesma.

Ele disse acreditar que Bento 16 vai conseguir se adaptar aos novos tempos e compreender a realidade atual, mas deixou claro que isso não significa uma mudança no atual rumo da Igreja Católica.

O cardeal alemão foi durante 23 anos o guardião da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, órgão que ficou no lugar do antigo tribunal da Inquisição. Na homilia de ontem, que precedeu o início do conclave, Ratzinger defendeu a doutrina da igreja frente ao relativismo atual.

Embora siga a mesma linha de João Paulo 2º, considerado um conservador, dom Lorenzo diz que "certamente será um papado diferente porque cada papa tem uma personalidade".

No entanto, o núncio não soube especificar como será essa diferença. Ele disse que as pistas sobre isso serão dadas no próximo domingo, quando Bento 16 irá celebrar a sua primeira missa.

Sobre a rápida escolha, dom Lorenzo disse acreditar que essa foi "uma demonstração de que os cardeais estavam unidos".

Leia mais
  • Leia o que já disse Ratzinger sobre os mais variados assuntos
  • Para novo papa, rock e música pop são "cultos profanos"
  • Ultraconservador, novo papa condena gays e adoção

    Especial
  • Leia mais na especial sobre Bento 16
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página