Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2005 - 14h01

Cesar Maia compara o populismo de Lula ao de Chávez

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O pré-candidato à presidência e prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, classificou nesta sexta-feira o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como populista. Em seguida, fez comparações à gestão de Lula com a do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

"O populismo de Chávez é dos anos 40 e 50, calcado no processo de dominação. O populismo do presidente Lula é calcado em um sistema mais sofisticado de hegemonia em que o dominado não se sente dominado. Usa-se com volúpia instrumentos de publicidade e boas articulações com os meios de comunicações", disse.

De acordo com o prefeito, combater o populismo de Lula é mais difícil e requer mais estudos em instrumentos de igual sofisticação.

Para o presidente do PFL, Jorge Bornhausen, o presidente Lula tem um governo contraditório que pratica uma política econômica não-populista, mas abriga setores populistas no governo. "Evidentemente, Lula fica sempre sob suspeição com as suas constantes visitas e reuniões com o ditador de Cuba, Fidel Castro, e o maior populista da América Latina, que dirige uma ditadura fantasiada de democracia, Hugo Chávez."

Segundo Bornhausen, essas "relações perigosas" prejudicam a avaliação do Brasil na atração de investimentos "Ele mantém relacionamentos com dois líderes que estão na contramão da modernidade, do bom resultado administrativo, da liberdade e da luta pelos direitos humanos. Isso causa estranheza, aumenta o risco político do Brasil e tem influência inclusive na taxa de juros".

Reformulação do partido

As lideranças do PFL se reuniram nesta sexta-feira no Rio de Janeiro para marcar a refundação do partido. O objetivo é mudar a imagem do PFL, tradicionalmente associado à direita, para fortalecer a pré-candidatura de Cesar Maia.

Bornhausen sustentou que o PFL nunca foi um partido de direita. "Essa passagem do PFL para a oposição foi muito oportuna porque tivemos a chance de mostrar nossa verdadeira face. Nós sabemos fazer oposição", afirmou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Cesar Maia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página