Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2005 - 12h54

Conselho de Ética aguarda representações prometidas por Jefferson

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), informou nesta sexta-feira que, até o momento, não chegou qualquer nova representação no Conselho. Nesta semana, o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) anunciou que entraria com representação contra os deputados José Dirceu (PT-SP), José Janene (PP-PR), Valdemar Costa Neto (PL-SP), Carlos Rodrigues (PL-RJ) e Sandro Mabel (PL-GO).

"Caso chegue uma nova representação, pretendo designar um único relator para os cinco casos. Minha idéia inicial era designar o próprio relator da representação contra Roberto Jefferson para o caso, mas creio que vou designar um novo relator. Mas não serão feitos cinco processos. Apenas um", explicou Izar.

O relator da representação contra o deputado Roberto Jefferson é o deputado Jairo Carneiro (PFL-BA). A representação foi feita pelo deputado Valdemar Costa Neto, que alegou que Jefferson cometeu quebra do decoro parlamentar ao fazer denúncias de pagamento de mesada a deputados, o chamado "mensalão", sem apresentar provas dos fatos.

"Não sei se as novas representações vão chegar ao Conselho, mas se chegarem, o novo processo não vai atrasar os trabalhos de investigação da representação que já está em curso. O novo processo andará mais rápido, porque poderá aproveitar todas as investigações que já foram feitas até o momento", avaliou Izar.

O presidente do Conselho garantiu que os trabalhos do órgão não vão "terminar em pizza". Izar não quis fazer uma avaliação nem adiantar conclusões do que já foi investigado.

"Hoje estamos analisando apenas se o deputado Roberto Jefferson quebrou ou não o decoro parlamentar. O relator pode em seu parecer indicar que houve ou não a quebra, bem como afirmar que há indícios envolvendo outros parlamentares e que será preciso abrir uma nova sindicância."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Roberto Jefferson
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página