Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2005 - 09h19

Empresário confirma ter aberto conta para ser operada por Valério

Publicidade

CATIA SEABRA
da Folha de S.Paulo

José Carlos Batista, proprietário da empresa que é apontada pela CPI dos Correios como beneficiária de mais de R$ 6 milhões saídos das contas do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, admitiu ontem ser operador de Valério e ter aberto, em 2003, uma conta exclusivamente para movimentações para o publicitário.

"Estou aqui para esclarecer a todos que sou operador de mercado e operei para o senhor Marcos Valério. De acordo com orientação [do advogado], estou pedindo extratos bancários. Tenho uma conta específica [para Valério], e apresentarei [os dados] assim que for solicitado, para esclarecer para todo mundo", afirmou Batista.

Batista também afirmou ser o proprietário da empresa Guaranhuns Empreendimentos, Intermediações e Participações, e que ela já existia antes da abertura da conta. A Guaranhuns é apontada pela CPI dos Correios como a responsável por ter feito vultosos saques no Banco Rural. O endereço registrado como o oficial da empresa na Receita Federal, em Santana de Parnaíba (SP), porém, é o de um terreno baldio.

"Sou dono da Guaranhuns, ela é anterior a essa conta. Tenho uma vida normal, não tenho nada a temer. Estou disposto a prestar todos os esclarecimentos à Justiça e a quem quer que seja", afirmou.

Seu advogado, Ricardo Fayed, disse que vai pedir os extratos bancários amanhã, sem, no entanto, revelar qual o nome do banco, e que seu cliente vai cooperar. "O problema dele é político. Ele está muito seguro juridicamente. O medo dele é um julgamento político [da situação]."
Segundo interlocutores, o operador aceitou o pedido de Valério por estar, naquele momento, passando por uma situação difícil financeiramente.

Batista, 49, tem três filhos e disse que voltará a morar na casa da família, em Santo André, com sua mulher, Maria Teresa.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página