Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2005 - 16h42

CPI dos Correios deve pedir cassação de deputados

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

Apesar dos apelos dos integrantes da CPI do Mensalão, a comissão dos Correios decidiu enviar ao Congresso o primeiro relatório com os nomes de até 18 parlamentares que quebraram o decoro ao se beneficiarem das contas do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza.

O senador Amir Lando (PMDB-RO) queria que a lista fosse enviada à comissão do Mensalão antes de ser passada para o Congresso, que deverá remeter o relatório para o Conselho de Ética da Câmara. Segundo Lando, a questão seria uma atribuição da CPI do Mensalão, que ele preside.

Os membros da CPI dos Correios, no entanto, acreditam que a CPI do Mensalão poderia protelar ou mesmo abafar os processos contra os deputados.

Segundo o relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR), antes da lista ser encaminhada, os deputados envolvidos poderão ter direito de enviar sua defesa por escrito. As informações serão levadas em conta para a formatação da lista. "Estou pensando em dar a eles a oportunidade para se defenderem primeiro", disse.

Na semana passada, Serraglio afirmou que constarão desse relatório preliminar apenas os parlamentares que a comissão já identificou como sacadores das contas da SMPB no Banco Rural.

Dentre eles, conforme documentos da CPI, estão os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Professor Luizinho (PT-SP), João Magno (PT-MG), José Borba (PMDB-PR), Carlos Rodrigues (PL-RJ) e Josias Gomes (PT-BA).

Na ocasião, um deputado afirmou que, com a lista, será possível conferir quem foi beneficiado com caixa dois de campanha e quem recebeu recursos periodicamente, o que poderia indicar o "mensalão" --parlamentares do PP, PL e PTB, segundo ele.

Leia mais
  • Duda diz que recebeu dinheiro vivo porque não tinha "poder de decisão"
  • Sócia de Duda diz que Valério pediu abertura de conta no exterior

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página